Dia Pedagógico: um convite à reflexão

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009.
Dia Pedagógico: um convite à reflexão

O Centro Universitário promoveu, por intermédio da Reitoria, no último dia 07, nos períodos diurno e vespertino, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima”, o Dia Pedagógico: um convite à reflexão. O evento reuniu os representantes da Reitoria e professores da Instituição e teve como objetivo dar boas-vindas aos docentes e apresentar as idéias e projetos propostos para 2009.

Evento reuniu professores do Centro Universitário, em um dia de reflexão sobre as práticas pedagógicas

A abertura foi feita pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, que falou sobre as atividades desenvolvidas e as ampliações do campus feitas no ano passado e enfatizou a importância de dar continuidade ao crescimento do Centro Universitário. A diretora geral de Ensino, Profa. Ms. Inêidina Sobreira, também falou aos presentes, abordando o tema O Papel do Professor Universitário, apresentando os diferentes tipos de docentes e o que eles podem fazer para colaborar com o ensino e com a formação dos alunos. Houve, também, uma palestra sobre “Ética na Educação – Uma Prática Cotidiana”, proferida pelo Prof. Ms. Haroldo Santiago. Na oportunidade, o palestrante abordou a importância da pluralidade de idéias no meio acadêmico e a relação professor-aluno.

Após o intervalo, a assessora educacional do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Marilene Nepomuceno, falou sobre “Avaliação Institucional”, enfatizando a importância da participação da comunidade acadêmica nesse processo, para a melhoria constante do Centro Universitário. Uma última palestra, de tema “Concepções Pedagógicas e o Desafio de Ensinar” foi proferida pela Profa. Ms. Francisca Fernandes de Carvalho.

Após as apresentações, os convidados participaram de uma confraternização, na Praça de Alimentação 01 do campus.

Durante o evento, foram promovidas apresentações musicais, em estilo MPB, com a cantora e compositora Elizângela Rocha, aluna do terceiro período de Letras, e o violonista Raimundo.

Palestrantes convidados
Haroldo Santiago é mestre em Filosofia (UFMG); professor convidado (Faculdade Jesuítica de Filosofia e Teologia); membro do grupo de pesquisa em Filosofia do Brasil (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG); ex-professor do Departamento de Filosofia (UFMG); autor do livro de ficções "Mistura para Bolos" (Editora Nefelibata/SC); e autor de diversos artigos sobre temas filosóficos e anais de congressos da ANPOF e jornais.

Francisca Fernandes de Carvalho é graduada em Psicologia – formação em Psicanálise (Faculdade Estácio de Sá); graduada em História (Universidade Fluminense); mestra em Filosofia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis); mantenedora e professora (Fundação Aprender para Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia); professora (Universidade Vale do Rio Verde); membro e professora (Laço Analítico Escola de Psicanálise Lacaniana); psicanalista; e com experiência na área da Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino Superior, Metodologia Científica, Dificuldade de Distúrbio da Aprendizagem e Psicanálise.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG