DIA MUNDIAL DA ÁGUA – UNIFOR-MG DESTACA O PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS”

terça-feira, 22 de março de 2022.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA – UNIFOR-MG DESTACA O PROJETO “TERRA DAS ÁGUAS”

No dia mundial da água, comemorado hoje, 22 de março, o UNIFOR-MG destaca o “Projeto Terra das Águas”, iniciativa desenvolvida pelo Centro Universitário de Formiga em parceria com o Ministério Público, Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais) e SAAE.

O projeto teve como objetivo proteger a vegetação das nascentes e de cursos de água, promovendo a infiltração da água no lençol freático e controlando erosões e o carregamento de sedimentos, de forma a aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das águas da sub-bacia do Rio Formiga.

O trabalho do Projeto Terra das águas teve início em março de 2019, quando a equipe participou de um treinamento em um dos laboratórios de informática do UNIFOR-MG. As propriedades rurais foram cadastradas e logo em seguida receberam a visita técnica, quando foram colhidas informações para a realização do PIP, que é um projeto técnico e executivo que tem como objetivo diagnosticar o imóvel rural por meio da caracterização do uso e manejo do solo e das áreas de vegetação nativa.

Os dados obtidos por meio das entrevistas e informações por imagens de satélite foram processados no laboratório, onde há diversos cálculos para dimensionamento das intervenções, obtendo como resultado a elaboração do PIP.

Em dezembro de 2019, o Diagnóstico de Fase de Execução do Projeto “Terra das Águas” foi apresentado ao Promotor de Justiça Dr. Lucas Silva e Greco. Na oportunidade, o coordenador do projeto, Heytor Marcos Silva Pimenta, apresentou o diagnóstico da sub-bacia do Rio Formiga, que é de baixa infiltrabilidade, alto escoamento superficial e elevada capacidade de regeneração natural, o que reforça a necessidade das intervenções propostas para a melhoria na quantidade e qualidade das águas.

As obras da fase de execução começaram no dia 14 de setembro de 2020, com o uso de máquinas pesadas, como trator agrícola e retroescavadeira. Os trabalhos envolvem ações de Conservação do solo, tais como: construção de 310 barraginhas e aproximadamente 36km (35,859km) de terraços. Logo após o início dos trabalhos, vieram as primeiras chuvas e em alguns meses a equipe do projeto retornou às propriedades e puderam comprovar a eficácia do trabalho.

A última fase de execução foi o cercamento das áreas protegidas e com nascentes. Foi apresentado aos proprietários um projeto de onde seriam instaladas as cercas, de acordo com a legislação ambiental. Com a aprovação do dono do terreno, o analista ambiental realizava a marcação dos locais e as cercas foram construídas. As cercas são padronizadas com 4 fios de arame farpado, as estacas têm espaçamento de 2 metros e meio e entre o chão e o primeiro fio é deixado um espaço para que os animais silvestres rasteiros possam se locomover sem acidentes. As cercas protegem as áreas dos animais que se alimentam da vegetação nativa e que também pisoteiam as nascentes. Foram construídas aproximadamente 26 km de cercas (26.579 metros).

Nascentes que já não existiam há bastante tempo voltaram a jorrar água. Volume de água acima do normal, mesmo na época da seca. Solo úmido que favorece a mata nativa. São vários os motivos para a equipe do Projeto Terra das Águas comemorar. Resultado que só foi possível após muito trabalho e as diversas intervenções em 54 propriedades rurais da sub-bacia do Rio Formiga que toparam participar da iniciativa.

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM