Dia do Ensino Responsável é realizado em Formiga/MG

segunda-feira, 05 de outubro de 2009.
Dia do Ensino Responsável é realizado em Formiga/MG

O “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular – Ensino Responsável 2009”, promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) foi realizado pelo UNIFOR-MG no dia 26 de setembro. O evento reuniu Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de todo o Brasil, num só dia, para organizar uma grande mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que desenvolvem durante todo o ano.

Realizado no Terminal Rodoviário de Formiga, das 8 às 12 horas, o Dia do Ensino Responsável levou estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Biblioteconomia e Letras do UNIFOR-MG ao contato com a comunidade.

O projeto “Pro-ação UNIFOR-MG: Saúde Solidária”, coordenado pela Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, abordou os temas: prevenção de obesidade, hipertensão e diabetes. Para isso, a população que compareceu ao local do evento pode aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia capilar, medir altura e peso e receber orientações mediante os resultados, individualmente.

O Projeto Leitura: Asas da Liberdade, coordenado pela Prof. Tania de Fátima Gontijo Fonseca, promoveu a cultura da população com relação ao Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior, informando também as atividades que o Centro Universitário de Formiga realiza ao longo do ano. Os acadêmicos, utilizando fantoches, abordaram a população para conscientização sobre a responsabilidade social do UNIFOR-MG.

Os alunos do curso de Letras, que desenvolveram o Projeto Por Trás das Letras, trabalharam o tema Reforma Ortográfica. Na ocasião, os estudantes montaram um estande explicativo sobre o Novo Acordo Ortográfico e distribuíram cápsulas com trechos de obras da literatura brasileira.

As pessoas que participaram do evento, se manifestaram com satisfação às atividades e serviços oferecidos à comunidade na ocasião. “O evento foi muito bom, para os estudantes e para nós. Enquanto os alunos estão tentando ganhar experiência, nós estamos ganhando em cuidados com a nossa saúde”, comentou o aposentado José Osmar Lopes.

Segundo a coordenadora do CEPEP (Centro de Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância) do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, o evento atingiu as expectativas. Foram beneficiados aproximadamente 200 pessoas. A extensão no UNIFOR-MG concretiza o compromisso da comunidade acadêmica em contribuir para o desenvolvimento de região, realizando um efetivo exercício teórico-prático, tornando a aquisição do conhecimento um processo prazeiroso, rompendo com a burocracia acadêmica e transformando a sala de aula no espaço de interação com a o mundo real. É nesta interação que a responsabilidade social do UNIFOR-MG se torna concreta, fazendo da teoria e da prática um todo articulado.

{mosimage}

Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas

RESULTADO DE EDITAL – ESTAGIÁRIOS PARA OS LABORATÓRIOS DO UNIFOR-MG E CLIFOR

RESULTADO DE EDITAL – ESTAGIÁRIOS PARA OS LABORATÓRIOS DO UNIFOR-MG E CLIFOR