
Dia do Biólogo foi comemorado com ciclo de palestras no UNIFOR
sábado, 15 de setembro de 2012.
Um “Ciclo de Palestras” foi realizado no Centro Universitário de
Formiga, nos dias 3 e 4 de setembro, na Sala de Multimeios 2, em
Comemoração ao Dia do Biólogo. A regulamentação da profissão de biólogo
ocorreu em 1979, por meio da Lei 6.684, implementada no dia 3 de
setembro, motivo pelo qual a data foi escolhida para homenagear esse
profissional.
A coordenadora do curso de Ciências Biológica, Profa. Ms. Lília Rosário Ribeiro, enfatizou que a Biologia atualmente é considerada como uma das profissões do futuro. Segundo ela, compete aos profissionais da área a busca incessante das respostas às questões biológicas relacionadas à saúde, meio ambiente, biodiversidade, recuperação de áreas degradadas e tantas outras requeridas pela sociedade brasileira.
As áreas de atuação do biólogo são muitas: Arborização urbana, auditoria ambiental, diagnóstico, controle e monitoramento ambiental, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, gestão de jardins botânicos, gestão de jardins zoológicos, licenciamento ambiental, mudanças climáticas, aconselhamento genético, análises citogenéticas, análises clínicas, perícia e biologia forense, terapia gênica e celular, biodegradação, biorremediação, engenharia genética e biotecnologia, melhoramento genético de plantas e animais, ensino de Biologia, dentre outras.
Vários temas foram debatidos no ciclo de palestras para comemorar o Dia do Biólogo. A fonoaudióloga Geoconda Maria da Silva falou sobre “Oratória: a estética da palavra no discurso da atualidade”. O aluno de doutorado em Imunologia e Genômica de Parasitos pela UFMG, Fernando Sérgio Barbosa, explanou sobre o tema: “Helmintologia: morfologia e genômica de parasitos”.
No segundo dia do ciclo de palestras, a aluna de mestrado em Silvicultura pela UFLA, Mariana de Oliveira Gonçalves Nogueira, ministrou a palestra intitulada “Recuperação de áreas degradadas”. Encerrando a comemoração ao Dia do Biólogo, o tema “As tecnologias e a gestão do meio ambiente” foi abordado pelo Prof. Dr. Roger Alexandre Nogueira Gontijo.