icone buscar
Jordana Calixto

Jordana Calixto

quarta-feira, 12 de maio de 2021.
Jordana Calixto
Tornei-me Bacharel em Biblioteconomia em  2008 pelo UNIFOR-MG e tenho procurado uma carreia sólida e gratificante na área.
Como qualquer outra profissão, não é fácil seguir atrás do que a gente sempre sonhou, mas para quem quer um retorno rápido, o curso de Biblioteconomia oferece essa oportunidade, mas tem que ter coragem para se arriscar e não ter medo de cair e tentar novamente.
Comecei atuando, três meses depois de formada, em uma biblioteca universitária na cidade de Aimorés, no Leste de Minas. Para quem estava começando, foi ótimo, aprendi muito, tanto profissionalmente quanto como pessoa. Foi a primeira vez que me vi fora de casa e me sustentando sozinha.
É claro que não ia me acomodar ali e continuei estudando para concursos públicos, o que não é nada fácil.
Finalmente, fui nomeada pela Prefeitura de São José da Barra, Sul de Minas, com melhor salário, pertinho de Formiga e trabalhando em biblioteca pública e escolar.
Lá, eu tive que montar as bibliotecas, que não passavam de depósitos de livros e onde os empréstimos eram feitos de qualquer forma, sem nenhum registro, contando, portanto, com uma enorme inadimplência.
Permaneci nessa cidade por quase três anos, quando  surgiu a oportunidade de voltar a atuar em biblioteca universitária, que é a que mais gosto.
A decisão foi difícil, deixar uma vida cômoda para me arriscar ainda mais na profissão.
Hoje, estou há mais de 800 km de Formiga, mas feliz com minha escolha e já com outros planos para minha carreira. Fatores externos contribuíram para minha mudança, mas sempre tive apoio da minha família e a segurança de sempre poder contar com eles.
Estou sempre estudando, procurando me estabilizar novamente em um ótimo concurso, pois há muitas novidades na área.
Não existe uma fórmula mágica que te faça conseguir o que quer, o segredo é sempre tentar e correr atrás, se arriscar e estudar, estudar muito.
Para alcançar seu objetivo, não se pode acomodar nunca, é preciso parar de reclamar e fazer por onde acontecer e,  não somente esperar cair o emprego dos sonhos nas mãos. Isso não acontece para nenhum profissional.
A base, excelente por sinal, já tivemos com nossos professores do curso de Biblioteconomia, que nos ensinaram a arte da informação e o amor à profissão. Agora, o resto da construção só depende de nós.
Pular para o conteúdo