
Depoimento: Egresso Engenharia Ambiental
quinta-feira, 08 de setembro de 2011.
Quando eu estava no 4o período do curso, fui aprovado no processo de seleção para a monitoria da disciplina de Cálculo. Nessa mesma época, ofereci-me como voluntário na “Sala Verde”, projeto na Biblioteca Ângela Vaz Leão, oportunidade em que conheci a Sra. Virginia Alves Vaz, e pude estudar continuamente e com mais profundidade, as disciplinas do meu curso.
Pouco tempo depois, eu e um amigo de sala, hoje o engenheiro ambiental Elder Lasmar Gontijo, fomos aprovados no processo de seleção para desenvolver um projeto de iniciação científica, financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), sob a orientação conjunta do Prof. Dr. Leyser (coordenador do curso de Engenharia Ambiental) e da Prof. Dra. Ivani Pose Martins. Concomitantemente, trabalhei como voluntário, prestando monitoria no Centro de Análises de Águas e Resíduos (CENAR), Laboratório de Ciências da Terra e Laboratório de Topografia e Cartografia, do UNIFOR.
De posse dos primeiros resultados das pesquisas, e com o apoio do UNIFOR, comecei a publicar artigos em diversos congressos do país, tais como o Salão Internacional de Iniciação Científica da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos/SP, e no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, realizado em Santos/SP, no qual eu e o Prof. Dr. Leyser fomos agraciados com o prêmio “Dr. Milton Teixeira”, de melhor trabalho de iniciação científica do Brasil, em 2009. Esses congressos, além dos vários trabalhos apresentados na MIPE (Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão), evento realizado anualmente pelo Centro Universitário de Formiga.
A soma destes acontecimentos e fatos levaram-me a ser aprovado, como bolsista, em três processos seletivos para curso de mestrado: Engenharia Química, na UFU; Bioquímica, na Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Engenharia Agrícola, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Aqui na UFU, onde optei, sou bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e trabalho sob orientação da Profa. Dra. Vicelma Luiz Cardoso e Profa. Dra. Miria Hespanhol M. Reis, com biocombustíveis.
Sou plenamente satisfeito pela escolha que fiz ao cursar Engenharia Ambiental no UNIFOR, pois, além de ser uma área tão presente e promissora, encanta-me por poder ajudar a melhorar a vida das pessoas. Em termos profissionais só tenho a agradecer ao Centro Universitário, pois, graças a ele consegui alcançar os meus dois primeiros objetivos profissionais: graduar-me engenheiro e cursar um mestrado. Tudo isso, porém, só foi possível graças ao excelente nível de relacionamento que os alunos têm com os professores e, no me caso particular, com o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, que não mede esforços para a melhoria contínua do curso e da formação dos alunos, e com a ex-professora do UNIFOR, Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo, que, na minha época, ensinou-me tudo o que sei sobre análises laboratoriais e que contribuíram com o meu desenvolvimento pessoal.
Outro aspecto que, de forma nenhuma, pode deixar de ser mencionado, é o ambiente de estudo muito agradável devido à relação que, tanto os professores do curso quanto os funcionários, têm com os alunos. Prova disso é que, mesmo longe da instituição há mais de um ano, nenhum dos ex-professores e amigos negaram-me qualquer ajuda! Com os estudos iniciados no UNIFOR e aqui continuados, espero, com a graça de Deus, conseguir vencer mais esta etapa, e alcançar aprovação no doutorado.
O engenheiro ambiental Magno José Alves, egresso do UNIFOR