
DEPAC e DEPOM: novos departamentos da FUOM
sexta-feira, 17 de maio de 2013.
A FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense) conta agora com dois novos departamentos: o DEPAC (Departamento de Patrimônio, Almoxarifado e Compras) e o DEPOM (Departamento de Obras e Manutenção). Além de todo o campus universitário, também são de responsabilidade do DEPAC e do DEPOM as instalações do Colégio de Aplicação – Unidade II (Corujinha), o Clube UNIFOR e a Fazenda Laboratório,
A FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense) conta agora com dois novos departamentos: o DEPAC (Departamento de Patrimônio, Almoxarifado e Compras) e o DEPOM (Departamento de Obras e Manutenção).
Além de todo o campus universitário, também são de responsabilidade do DEPAC e do DEPOM as instalações do Colégio de Aplicação – Unidade II (Corujinha), o Clube UNIFOR e a Fazenda Laboratório, adquirida recentemente pela Instituição para atender a demanda dos cursos do UNIFOR na realização de aulas práticas.
Antes, um só departamento era responsável pelas áreas de compras, patrimônio, almoxarifado, manutenção e obras. Agora, com a mudança, cada departamento terá obrigações específicas voltadas para os projetos desenvolvidos pela Instituição, a fim de agilizar o trabalho e otimizar recursos.
O DEPAC é o órgão responsável pelo patrimônio, por toda a estrutura do almoxarifado e pelas compras da Instituição. Deve ser coordenado por profissional capacitado, com curso superior, nomeado pelo Presidente da FUOM, ouvido o Reitor do UNIFOR, escolhido, preferencialmente, dentre os funcionários de carreira da IES (Instituição de Ensino Superior). O atual coordenador do DEPAC é Luiz Eduardo de Assis Moura.
O DEPOM cuida da organização das obras e da manutenção geral das instalações do campus universitário. Deve ser coordenado por profissional qualificado, também nomeado pelo Presidente da FUOM, ouvido o Reitor, escolhido, preferencialmente, dentre os funcionários de carreira da Instituição. O coordenador do DEPOM é Edson Geraldo Costa.
Na manhã do dia 13 de maio, os novos coordenadores foram empossados pelo presidente da FUOM. Na ocasião, o Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão destacou a importância dessa mudança na Instituição. “Nós resolvemos fazer uma modificação plena dentro da estrutura da FUOM e começamos exatamente pelo departamento antigo, que nós chamávamos de Departamento de Administração do Campus. Com essa mudança, nós o dividimos em dois departamentos de médio porte. Esses dois setores vão trabalhar aliados, porque um, às vezes, até depende do outro, e escolhemos dois nomes que, com certeza, vão obedecer as regras da Instituição e vão conduzir bem os serviços”, salientou.
Os novos coordenadores foram escolhidos com muito critério. Depois de uma avaliação dos nomes pelos dirigentes da Instituição, junto ao Conselho de Normas, chegou-se a conclusão que esses dois seriam os nomes ideias para esses departamentos.
“O Luiz Eduardo trabalhava no Departamento de Contabilidade, então, já tem um conhecimento dos processos e procedimentos e de como a Instituição quer que o DEPAC siga seu caminho. Ele foi escolhido porque é a figura exemplar nesse sentido, além disso, tem conhecimento técnico na área. É egresso do UNIFOR e do quadro de funcionários, porque nós buscamos dar valor aos colaboradores, a Instituição prioriza a sua própria mão de obra, que a cada dia fica mais qualificada, e nós estamos trabalhando com quem já conhece a estrutura da Fundação”, enfatizou o presidente da FUOM.
“O Edson Geraldo (Edinho) já tem uma larga experiência dentro da Instituição na área de obras e manutenção. Ele continua praticamente na função que exercia, com uma amplitude, porque ele vai ter mais responsabilidades”, comentou o dirigente da Instituição.
Ambos os coordenadores destacaram a confiança a eles depositada e que farão jus aos cargos a eles designados. “Fiquei lisonjeado pela oportunidade e espero fazer o melhor pela Instituição. O DEPAC fará todas as compras da Fundação, cuidará do patrimônio e do almoxarifado. Já começamos a fazer mudanças nas questões dos prazos dos pedidos e das compras”, salientou Luiz Eduardo.
“A expectativa é grande, temos muito trabalho a ser feito. Vamos agilizar os serviços do departamento e tentar fazer o melhor possível. O DEPOM vai supervisionar os serviços, dar continuidade à manutenção das obras, jardinagem, limpeza, parte elétrica. Agora com a terceirização de serviços, o DEPOM vai supervisionar também os serviços contratados junto às empresas terceirizadas”, ressaltou Edson Geraldo Costa.
Entre as mudanças ocorridas com a criação dos dois novos departamentos, também foi elaborado um regulamento do DEPAC para a solicitação de serviços de motoristas, visando a uma melhor organização e eficiência no exercício das atividades.
{mosimage}
Os novos coordenadores, Luiz Eduardo Moura e Edson Costa, foram
empossados pelo presidente da FUOM
{mosimage}
O coordenador do DEPAC, Luiz Eduardo de Assis Moura
{mosimage}
Edson Geraldo Costa, coordenador do DEPOM