icone buscar
Cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promovem atividades de Equoterapia

Cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promovem atividades de Equoterapia

segunda-feira, 09 de novembro de 2009.
Cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promovem atividades de Equoterapia

 
No dia 4 de novembro, as coordenações dos cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promoveram atividades ligadas a Equoterapia  para as crianças atendidas na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG). Na oportunidade foram levados dois cavalos treinados, e estavam presentes alunos do curso de Medicina Veterinária e de Fisioterapia.

Na manhã do dia 4 de novembro, as coordenações dos cursos de Fisioterapia e Medicina Veterinária promoveram atividades ligadas a Equoterapia  para as crianças atendidas na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG). Na oportunidade foram levados dois cavalos treinados, e estavam presentes alunos do curso de Medicina Veterinária e de Fisioterapia além de uma fisioterapeuta responsável.
Cerca de cinco pacientes das terapias de neurologia infantil fizeram parte da atividade assistidos pela fisioterapeuta, Profa. Mônica Campos Pedrosa.
Segundo a Profa. Roberta Avelar Araújo Garcia, coordenadora do curso de Fisioterapia, e o Prof. Dênio Garcia Silva Oliveira, coordenador do curso de Medicina Veterinária, a atividade realizada promoveu a interdisciplinaridade dos cursos e uma visão ampla para os alunos sobre suas potencialidades e habilidades, favorecendo o trabalho em equipe e o bem estar do paciente. O coordenador de Medicina Veterinária salientou que, além de cuidar da saúde dos animais, o médico veterinário enfoca a qualidade de vida do ser humano.
 
Equoterapia
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou de necessidades especiais.
O cavalo é utilizado como agente promotor de ganhos físicos e psicológicos e o terapeuta atua como agente facilitador. A interação com o animal, a equipe, o espaço utilizado, os elementos da natureza, os cuidados preliminares, a montaria e o manuseio final desenvolvem ainda novas formas de socialização, maior confiança e aumento da auto-estima.
Já estão comprovados cientificamente os benefícios da equoterapia para praticantes com deficiências motoras, paralisia cerebral, deficientes na produção de movimentos e com movimentos involuntários, problemas na coordenação, equilíbrio, lesões medulares e de nervos periféricos, patologias ortopédicas. Distúrbios de comportamento relacional, problemas de baixo-estima e outros também são solucionados através da ciência, que age ainda de maneira bastante eficaz em casos de pacientes psicóticos graves, com Síndrome de Down e autismo.
Na equoterapia é essencial uma equipe multidisciplinar para desenvolver o tratamento. A equipe deve ser constituída por médico, fisioterapeuta, psicóloga, médico veterinário/instrutor de equitação, pedagoga e fonoaudióloga.
Até algum tempo atrás, não se imaginava os benefícios da equoterapia para o desenvolvimento do aprendizado cognitivo e intelectual.
Entretanto, hoje já está mais do que provado as inúmeras vantagens que a equoterapia aplicada à educação proporciona a crianças e adolescentes com dificuldade escolar, como a reestruturação e desenvolvimento das fases motoras, da atenção e percepção.

 

 

{mosimage}

 

{mosimage}

Os pacientes da Clifor, durante a atividade de Equoterapia

 

fique por dentro

UNIFOR-MG É REPRESENTADO NO EVENTO “BELA PRIMAVERA”
28 de setembro de 2022

UNIFOR-MG É REPRESENTADO NO EVENTO “BELA PRIMAVERA”

ALUNOS VISITAM CASA COR MINAS
27 de setembro de 2022

ALUNOS VISITAM CASA COR MINAS

ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DO EAD DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA SOBRE INFLAÇÃO EM FORMIGA
27 de setembro de 2022

ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DO EAD DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA SOBRE INFLAÇÃO EM FORMIGA

Skip to content