icone buscar
Curso de Serviço Social do UNIFOR é escolhido para participar da Rede Nacional do SUAS

Curso de Serviço Social do UNIFOR é escolhido para participar da Rede Nacional do SUAS

terça-feira, 12 de março de 2013.
Curso de Serviço Social do UNIFOR é escolhido para participar da Rede Nacional do SUAS

 
O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) deferiu a solicitação do curso de Serviço Social do UNIFOR, em agosto do ano passado, para compor a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Nos dias 26 e 27 de março, a Rede fará seu primeiro encontro em Brasília. A Profa. Ms. Flávia Gonçalves Canesqui, coordenadora do curso de Serviço Social e representante do UNIFOR na Rede, participará da capacitação.

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) deferiu a solicitação do curso de Serviço Social do UNIFOR, em agosto do ano passado, para compor a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O SUAS é um sistema público, não contributivo, descentralizado e participativo que administra a política de assistência social brasileira. Criado em 2005, o SUAS representa um avanço na regulamentação da política de assistência social, já que, desde 1988, com a Constituição Federal, a assistência social é um direito do cidadão e responsabilidade do Estado e, desde 1993, está regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei nº 8.742 de 07/12/1993).
Portanto, foram 12 anos de lenta caminhada para se chegar, primeiro, ao reconhecimento e legalidade dessa área e, depois, à estruturação pública dessa política que atende os mais desfavoráveis economicamente: desempregados, subempregados, empregados temporariamente, idosos sem renda de aposentadoria, pessoas com necessidades especiais, enfim, aquele universo de pessoas que Karl Marx (1818-1883), nos idos de 1850, denominou de segmentos do pauperismo.
Uma das primeiras repercussões da instalação do SUAS, além, é claro, do acesso de milhares de brasileiros ao mínimo necessário para sobreviver, como a alimentação e a moradia, por exemplo, foi a ampliação de vagas no mercado de trabalho para o assistente social, pois um sistema público dessa natureza e presente nos mais de 5.000 municípios brasileiros necessita, para o seu funcionamento, de profissionais habilitados e entendedores da política de assistência social.
O assistente social, por sua formação acadêmica, é um desses profissionais.
O SUAS conta com 7 anos de efetivação. Nesse período, a gestão e a execução da assistência social nos municípios sofreram profundas transformações. A assistência social, antes relegada aos encantos do primeiro damismo, passou a ser exercida por profissionais – dentre eles, os assistentes sociais-, e com uma certa racionalização: meta a ser cumprida, adoção de critérios econômicos de atendimento à população e dentro da mais absoluta legalidade.
Participação do UNIFOR no SUAS
Eliminar o favoritismo e o clientelismo e, ainda, profissionalizar a política pública de assistência social são, ainda, desafios enfrentados na efetivação do SUAS. É nessa perspectiva que a Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do SUAS foi criada.
A Rede é composta pelas Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos devidamente reconhecidos pelo MEC com conceito igual ou acima de 3  na área de Ciências Sociais Aplicadas. O curso de Serviço Social do UNIFOR obteve nota 4 na avaliação do MEC (Portaria 371 de 31 de agosto de 2011).
Ao todo, 130 IES pelo Brasil afora solicitaram ao MDS a adesão à Rede, dessas, 101 foram escolhidas. O UNIFOR, por meio do curso de Serviço Social, agora compõe a Rede Nacional.
O objetivo da Rede é oferecer aos profissionais que trabalham no SUAS (assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, cientistas sociais, antropólogos, economistas, economistas domésticos) cursos de formação e capacitação. Para tanto, o MDS financiará parte desse investimento em parceria com o governo do Estado, municípios e as IES escolhidas.
Nos dias 26 e 27 de março, a Rede fará seu primeiro encontro em Brasília. A Profa. Ms. Flávia Gonçalves Canesqui, coordenadora do curso de Serviço Social e representante do UNIFOR na Rede, participará da capacitação.
“O evento nacional representa a seriedade e o profissionalismo com que a assistência social brasileira tem sido tratada nos últimos anos. Participar da Rede Nacional é uma responsabilidade grande, pois há a chance de o curso de Serviço Social do UNIFOR tornar-se referência no estado de Minas Gerais na formação de profissionais habilitados e competentes na área da assistência social. Sinto-me honrada por representar a Instituição na Rede”, comenta.  
{mosimage}
A coordenadora do curso de Serviço Social, Profa. Ms. Flávia Canesqui, participará da capacitação do SUAS
 
 

fique por dentro

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR COM O TEMA “A PSICOLOGIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS MULHERES”
22 de maio de 2025

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR COM O TEMA “A PSICOLOGIA: UM OLHAR VOLTADO PARA AS MULHERES”

ENGEMILLE ENGENHARIA OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ENGENHARIA CIVIL
22 de maio de 2025

ENGEMILLE ENGENHARIA OFERECE VAGA DE ESTÁGIO PARA ENGENHARIA CIVIL

MPMG ABRE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA
22 de maio de 2025

MPMG ABRE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.