icone buscar
CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA LANÇAMENTO DO LIVRO “ALÉM DO PORTÃO”

CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA LANÇAMENTO DO LIVRO “ALÉM DO PORTÃO”

sexta-feira, 30 de setembro de 2022.
CURSO DE PEDAGOGIA REALIZA LANÇAMENTO DO LIVRO “ALÉM DO PORTÃO”

O curso de Pedagogia realizou, no dia 21 de setembro, o lançamento da obra “Além do Portão”, de autoria do médico Dr. Raimundo de Paula Andrade. O evento ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. A iniciativa teve como objetivo proporcionar às discentes de Pedagogia o incentivo à leitura e impactar diretamente na formação das acadêmicas, ao gerar novos conhecimentos e proporcionar um diálogo direto com escritores.

A mesa da solenidade contou com a participação do Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, do autor Dr. Raimundo de Paula Andrade, da prefaciadora Profa. Ma. Maria Lúcia de Oliveira Andrade e da ilustradora Lavínia Lopes Silva. O Reitor agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da educação para o crescimento de um País. Disse que o lançamento de um livro faz parte do cotidiano de uma escola, principalmente de uma instituição comunitária e de ensino superior como o UNIFOR-MG. “Este espaço é para isso também. É para a escola, é para o saber, é para criar a intelectualidade. Aqui é o espaço adequado. O Dr. Raimundo escolheu bem.”

Em seu pronunciamento, o escritor fez diversos agradecimentos e contou a origem do livro. Explicou que “Além do Portão” surgiu a partir de reflexões durante a pandemia, ficou pronto em 2021 e aguardava o lançamento presencial. Revelou que é uma espécie de continuação de “A Saga de Benjamin”. “Na nova obra, os personagens, propositalmente, não têm nomes e são chamados de elementos, numerados de 1 a 10, podendo ser qualquer um de nós.”

O escritor contou que refletindo sobre a cumplicidade e a dualidade do ser humano em seus mais de quarenta anos de medicina, percebeu o quanto o ser humano é incoerente e inconstante. “Somos inteligentes o suficiente para discernir e fazemos escolhas. E, de acordo com que cada um acredita, haverá uma prestação de contas do que se faz aqui na Terra”.

Autor

Dr. Raimundo de Paula Andrade é mineiro, nascido em São Sebastião do Rio Preto, mas reside em Formiga há muitos anos, onde recebeu o título de cidadão honorário. Cardiologista formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

É especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Associação Médica Regional de Formiga, da Associação Médica Brasileira, da Sociedade Mineira de Cardiologia, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e membro da Assembleia Geral da Fundação Educacional de Formiga.

Também é Comendador nomeado pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura por mérito profissional em Ciências Médicas, membro da Academia Formiguense de Letras (AFL) e do Rotary Club de Formiga. Também é autor dos livros “A saga de Benjamin” e “Charles – uma vida sem ensaios”, além de ter publicações em Antologias da AFL.

 

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG
19 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

DIVULGADO RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA
19 de abril de 2024

DIVULGADO RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA

UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA CREFONO 06
19 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA CREFONO 06

Pular para o conteúdo