icone buscar
Curso de Pedagogia promove mesa-redonda com gestoras escolares

Curso de Pedagogia promove mesa-redonda com gestoras escolares

quinta-feira, 30 de junho de 2011.
Curso de Pedagogia promove mesa-redonda com gestoras escolares


Na noite de 16 de junho, o curso de Pedagogia promoveu uma mesa-redonda, com três gestoras escolares de Formiga, com o objetivo de apresentar aos acadêmicos as experiências e particularidades da gestão escolar em instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A atividade foi desenvolvida e mediada pela Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, que leciona a disciplina Planejamento e Gestão Escolar, e envolveu os estudantes do 3o período.

Foram convidadas as gestoras Profa. Edriana Costa da Silva, diretora do Viramundo – Núcleo Pedagógico e Educacional; Profa. Lusmarina Alves de Almeida , diretora da Escola Estadual Prof. Tonico Leite; e Profa. Cláudia Beatriz Dalariva, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Profa. Maria Aparecida Costa Resende – da Penitenciária de Formiga.

De acordo com a Profa. Ms. Elizabeth, cada gestora fez uma abordagem dos mecanismos de gestão democrática de suas escolas, dos desafios, da realidade da inclusão, dos projetos que a escola desenvolve, explicou o processo de contratação de docentes e outros aspectos inerentes a cada nível de ensino.
    
“A realização de uma palestra com o Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão (Reitor do UNIFOR), em 02 de junho, e a mesa-redonda tiveram como finalidade o encerramento da disciplina Planejamento e Gestão Escolar, possibilitando aos alunos um contato com diferentes profissionais da educação que militam em diferentes tipos de gestão escolar, a fim de que vivenciem e relacionem os conhecimentos adquiridos no UNIFOR com as demandas necessárias ao papel do gestor no contexto atual”, declarou a professora.

Ao final da explanação, os estudantes puderam participar com perguntas. “A disciplina Planejamento e Gestão Escolar possui fundamentos teóricos densos, que exigem muito estudo. Assim sendo, propus esse momento de interlocução entre profissionais e alunos, para uma maior compreensão da relação teoria/prática. Pesquisas ainda apontam que a qualidade do processo  ensino/aprendizagem e da formação docente passam pela questão da gestão, daí a importância do debate. O resultado superou as expectativas”, comentou a Profa. Ms. Elizabeth.

{mosimage}
Três gestoras escolares narraram suas experiências e as peculiaridades de Instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA

 

fique por dentro

UNIFOR-MG PROMOVE SEMAJUR 2026 SOBRE INOVAÇÃO, ÉTICA E TECNOLOGIA NO DIREITO
29 de maio de 2026

UNIFOR-MG PROMOVE SEMAJUR 2026 SOBRE INOVAÇÃO, ÉTICA E TECNOLOGIA NO DIREITO

CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG DISCUTE BULLYING E CYBERBULLYING EM MESA-REDONDA
28 de maio de 2026

CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG DISCUTE BULLYING E CYBERBULLYING EM MESA-REDONDA

CARTÓRIO ELEITORAL DA 139ª ZONA ELEITORAL DE ITAPECERICA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO
28 de maio de 2026

CARTÓRIO ELEITORAL DA 139ª ZONA ELEITORAL DE ITAPECERICA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO

Acessar o conteúdo