CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REALIZA 3ª EDIÇÃO DO SECOV

sexta-feira, 10 de maio de 2024.
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REALIZA 3ª EDIÇÃO DO SECOV

O curso de Medicina Veterinária realizou, no dia 29 de abril, a 3ª edição do Seminário de Caprinocultura e Ovinocultura – SECOV, que reuniu alunos do curso, profissionais da área, produtores rurais e a turma do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unifor. O evento contou com diversas palestras sobre caprinocultura e produção de queijos.

O SECOV é um projeto de extensão dentro da disciplina de Caprino e Ovinocultura, ministrada pelo Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, que é realizado por meio de um seminário com o intuito de aproximar os alunos da temática e trazer informações atualizadas e pertinentes para o público.

A aluna Lara Luisa de Camargos Guimarães, do 5º período do curso de Medicina Veterinária, conta que os alunos ficaram responsáveis por todos os detalhes do evento e que foram orientados pelo Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, que orientou na idealização do evento e na condução do conteúdo, e pelo Prof. Dr. Leonardo Borges Acúrcio, que orientou na parte documental e burocrática, assim como na busca por componentes que agregassem no evento como patrocinadores e palestrantes.

O Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira falou um pouco sobre o evento: “Nós já trabalhamos com ovino de leite, ovino de corte e agora vamos trabalhar com caprino leiteiro. A gente lança as ideias na sala de aula e os alunos vão atrás de produtores próximos do UNIFOR-MG com o objetivo de trazê-los para falar sobre a experiência deles com a criação de caprinos para o público”.

O Prof. Dr. Leonardo Borges Acúrcio ressaltou a importância de poder contar com um público tão diversificado prestigiando o evento. Sendo esse um dos objetivos do curso de Medicina Veterinária, levar informações pertinentes a quem interessa e aproximar pessoas interessadas em conhecer mais sobre os cursos de graduação oferecidos pelo UNIFOR-MG.

As apresentações tiveram início com a produtora rural Elis Cristina Souza Serra, que falou sobre “Caprinocultura, queijo e turismo na canastra”. Em seguida, as pessoas participaram de um coffee break organizado pelos alunos.

Após a pausa, o produtor rural Frederico Mattos de Paiva Guimarães apresentou uma palestra com o tema “A trajetória dos queijos finos pallet e capri vita”. Ele atua há 7 anos no ramo de laticínios e trouxe o relatos da sua história e das suas experiências para contribuir no repertório dos alunos e do público, contando as dificuldades e desafios que passou para consolidar a sua empresa.

Para concluir o evento, as alunas do 5º período do curso de Medicina Veterinária Quétsia Kênia Amarante e Lara Luisa de Camargos Guimarães apresentaram uma palestra onde explicaram as propriedades nutricionais e funcionais do leite na caprinocultura leiteira.

A aluna Quétsia Kênia Amarante falou sobre a palestra apresentada: “Temos hoje estudos que abordam o valor nutricional das proteínas e carboidratos que estão presentes no leite de cabra e o quanto isso pode ser benéfico frente ao leite de vaca. Então,a gente traz esse conhecimento para que até nós, veterinários, possamos buscar mais esse tipo de produção para o nosso meio, dado que no Brasil ela não é tão difundida quanto em outros países, como a Índia, que é uma grande exportadora de leite”.

FUNCIONÁRIOS DA FUOM PARTICIPAM DO PROGRAMA “BOM DIA UNIFOR”
14 de junho de 2024

FUNCIONÁRIOS DA FUOM PARTICIPAM DO PROGRAMA “BOM DIA UNIFOR”

EGRESSA DE MEDICINA VETERINÁRIA ATUOU NA LINHA DE FRENTE DOS ATENDIMENTOS AOS ANIMAIS NO RIO GRANDE DO SUL