icone buscar
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É NOTA 4 NO MEC

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É NOTA 4 NO MEC

segunda-feira, 20 de maio de 2024.
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA É NOTA 4 NO MEC

Em 2023 o curso de Engenharia Agronômica (Bacharelado), na modalidade presencial, do Centro Universitário foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição passou por uma avaliação criteriosa onde foram analisados diversos aspectos que compõem o curso. A Reitoria fez a recepção dos representantes do MEC, juntamente ao coordenador do curso, Prof. Dr. Adriano Alves Silva.

A nota foi considerada dentro de uma escala de 0 a 5, o que reforça o ensino de qualidade oferecido pelo UNIFOR-MG já há muito anos e que busca constantemente trazer melhorias para apoiar a educação dos alunos e sua preparação para se tornarem grandes profissionais. 

Informações do curso:

O curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG tem por objetivo formar engenheiros com uma sólida formação prática, tecnológica, econômica-social e ambiental, a fim de capacitá-los para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas agropecuários constituídos por pessoas, animais, materiais e equipamentos de forma competente e responsável; desenvolver uma visão sistêmica do trabalho, produção e modelos de gerenciamento agropecuário; pesquisar, extrair resultados, analisar e elaborar conclusões para problemas específicos da Engenharia Agronômica; desenvolver raciocínio lógico, espacial e temporal na resolução dos problemas apresentados; planejar e executar atividades de implementação e melhoria dos sistemas agrosilvopastoris; realizar trabalhos e projetos em equipe; apresentar formas diversas (relatórios, textos, seminários, monografias) de argumentação (oral e escrita) de modo claro e objetivo; capacitar os profissionais para aplicar as ferramentas de informática e gerenciamento de projetos tanto para o desenvolvimento de novos projetos quanto para adaptar-se aos problemas emergentes.

As atribuições profissionais do Engenheiro Agrônomo consistem em: desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada; planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária; estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; fiscalização, direção  e execução de obras e serviços técnicos; produção técnica especializada, industrial ou agropecuária.

Diferenciais do curso:

A demanda na área de Engenharia Agronômica é crescente e requer engenheiros capacitados com formação básica e profissional. O curso formará profissionais que irão adquirir conhecimentos voltados para a gestão ambiental nos mais diversos segmentos da sociedade, de forma que possam contribuir como agentes de tecnologia, impulsionando a transformação dos recursos naturais, gerando renda e desenvolvimento econômico sustentável.

Além disso, as áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo dizem respeito às seguintes atividades, quando referentes à engenharia rural: construções para fins rurais e suas instalações complementares, irrigação e drenagem para fins agrícolas, fitotecnia e zootecnia, melhoramento animal e vegetal, recursos naturais renováveis, ecologia, agrometeorologia, defesa sanitária, química agrícola, alimentos, beneficiamento e conservação dos produtos agropecuários, edafologia, fertilizantes e corretivos, processo de cultura e de utilização de solo, microbiologia agrícola, biometria, parques e jardins, mecanização na agricultura, implementos agrícolas, nutrição animal, bromatologia nutrição animal, economia rural e crédito rural.

Conheça o UNIFOR-MG:

O campus do UNIFOR-MG conta com uma estrutura completa para promover uma formação de qualidade para os alunos. Ele conta com Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Fenômenos de Transporte; Laboratório de Microbiologia; Laboratório de Engenharia Aplicada, onde os alunos realizam aulas práticas. 

Em parceria com o Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Educação a Distância (CEPEP / UNIFOR-MG), é realizada a promoção da interação dos alunos com as atividades de pesquisa do corpo docente, elemento essencial na formação técnico-científica dos acadêmicos.

A experiência dos discentes também é enriquecida ao ter acesso livre à Biblioteca Ângela Vaz Leão e à biblioteca virtual, que contam com diversas obras literárias, técnicas e científicas. Além disso, o campus também conta com Campo de Futebol, CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG), Clube UNIFOR-MG, Fazenda Laboratório, Ginásio Olímpico e muito mais. Esses espaços estão disponíveis para agregar tanto no repertório do aluno como garantir o melhor aproveitamento da instituição ao longo da sua jornada acadêmica.

Confira depoimentos dos egressos aqui.

Engenharia Agronômica (Bacharelado)

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 10 períodos (5 anos)

Coordenador: Prof. Dr. Adriano Alves Silva

Contato: coordengagr@uniformg.edu.br / (37) 3329 – 1475

fique por dentro

COLABORADORES RECEBEM INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR EAD NO SEGUNDO DIA DO PROJETO “BOM DIA UNIFOR”
25 de junho de 2024

COLABORADORES RECEBEM INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR EAD NO SEGUNDO DIA DO PROJETO “BOM DIA UNIFOR”

DOAÇÃO – ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO
24 de junho de 2024

DOAÇÃO – ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO

PROFESSORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA O USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL
24 de junho de 2024

PROFESSORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO PARA O USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL

Pular para o conteúdo