CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO MÁXIMO DO MEC

terça-feira, 07 de maio de 2019.
CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DO UNIFOR-MG RECEBE CONCEITO MÁXIMO DO MEC

O curso de Engenharia Agronômica do UNIFOR-MG conquistou nota 5 do Ministério da Educação (MEC), em uma escala de 1 a 5. O resultado reafirma a qualidade de ensino oferecido pelo Centro Universitário de Formiga. A Comissão Avaliadora para o processo de Reconhecimento esteve no campus no início de fevereiro deste ano.

De acordo com a coordenadora da graduação Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro, foram elogiados todos os pontos do Instrumento de Avaliação, com destaque para a organização do curso e sua matriz curricular, que é bem estruturada segundo o perfil do egresso especificado nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A professora informou que também se sobressaíram as possibilidades de pesquisas, através de bolsas de Iniciação Científica, os estágios, os projetos de Extensão, os projetos na disciplina de Extensão Rural e em parceria com outras instituições, além de outros efetuados por professores, alunos e coordenação.

“A Comissão enalteceu o desempenho da coordenação e o acompanhamento qualitativo do curso por meio da Avaliação Institucional, o envolvimento entre docentes e discentes, a existência da Fazenda UNIFOR-MG e toda a estrutura laboratorial. Tais espaços permitem a aplicação de metodologias ativas e o estímulo do processo ensino-aprendizagem, com a união da teoria e a prática”, completou.

A entrevistada disse que a nota 5 representa o esforço e a dedicação de uma equipe que trabalha para buscar os melhores índices de qualidade na educação superior e de estudantes que valorizam a Instituição e estão comprometidos com o curso. Ela comentou que o resultado reflete ainda o alto índice de empregabilidade dos egressos da graduação na área agronômica.

“Agora, existe uma motivação maior para realizar mais projetos relacionados à inovação tecnológica, extensão e de pesquisas que visem melhorias de processos e soluções de problemas. Essas ações proporcionam maior conexão do aluno com as realidades da profissão, com as necessidades da comunidade e estimulam habilidades e competências essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal”, revelou.

Análise

A Comissão visitou os seguintes espaços: Fazenda Laboratório, Clube UNIFOR-MG, laboratórios de aulas práticas, Laboratórios de Informática, Sala do Núcleo de Extensão Rural, Biblioteca, entre outros. A equipe também verificou o projeto de extensão Horta Urbana, desenvolvido na Penitenciária por meio de uma parceria do Centro Universitário com o Banco Municipal de Alimentos.

Foram avaliados: a Organização Didático-Pedagógica (Políticas Institucionais no Âmbito do Curso, Conteúdos Curriculares, Perfil do Egresso e Objetivos do Curso); o Corpo Docente e Tutorial (destaque para a Equipe Multidisciplinar e a atuação da Coordenadora); Núcleo Docente Estruturante; Colegiado de Curso. Quanto à infraestrutura, a análise englobou aspectos, tais como: espaços de trabalho, salas de aula, acesso dos alunos a equipamentos de informática, bibliografias disponíveis na Biblioteca, laboratórios de formação básica e específica.

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG