CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE QUEIJOS É REALIZADO NA FAZENDA DO UNIFOR-MG

sexta-feira, 06 de maio de 2022.
CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE QUEIJOS É REALIZADO NA FAZENDA DO UNIFOR-MG

A Administração Municipal promoveu, na terça-feira, 3/5, o I Curso de Degustação de Queijos. Ele foi realizado por intermédio do Setor de Políticas Rurais e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e contou com a parceria da EMATER/MG e do UNIFOR-MG. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento e valorização do queijo produzido em Formiga, que é desenvolvido desde o início de 2021.

Além de proporcionar aos participantes um embasamento técnico, o curso capacitou e formou possíveis julgadores para o Concurso Regional do Queijo, que ocorrerá em Formiga em 16/07.

O extensionista técnico da EMATER/MG de Formiga, Mozair José Pinto, ministrou os trabalhos na Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG, sendo conduzidos em duas etapas. A primeira delas foi a parte teórica, na qual foram abordadas as principais características dos queijos que seguem os regulamentos técnicos que fixam os padrões de identidade e qualidade:

* Apresentação: formato e acabamento;

* Textura, granulação e fechamento da massa: análise da existência ou não de olhaduras;

* Cor: uniforme ou manchada;

* Consistência da massa: observar através do corte a dureza, untuosidade e maciez;

* Paladar: identificar os gostos e sabor;

* Olfato: cheiros de acordo com a espécie e tempo de cura.

Logo após, ocorreu a parte prática com degustação e avaliação de 16 tipos de queijos produzidos em nossa região. O curso contou com trinta participantes, entre produtores rurais, médicos veterinários, professores, engenheiros agrônomos, funcionários públicos, comerciantes, profissionais da imprensa e da área da gastronomia.

O coordenador da Fazenda Laboratório UNIFOR-MG, Prof. Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira, disse que a iniciativa faz parte de um processo maior de fortalecimento e valorização do queijo produzido em Formiga. Ele afirmou que o UNIFOR-MG está presente desde o início, e a Fazenda é o local onde são realizadas as práticas, capacitação e troca de informações e experiências.

A produtora de queijo Fernanda Silveira considerou o curso fundamental para os produtores, principalmente, por auxiliar na análise sensorial (visão, audição, paladar, olfato e tato), o que permite uma qualidade melhor dos alimentos. “Foi uma surpresa para nós a aceitação e o resultado da análise da nossa ricota. Ganhamos a oportunidade de melhorar a padronização e a qualidade de nossos produtos”.

Com informações da Prefeitura de Formiga.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”