
CURSO DE DEGUSTAÇÃO DE QUEIJOS É REALIZADO NA FAZENDA DO UNIFOR-MG
sexta-feira, 06 de maio de 2022.
A Administração Municipal promoveu, na terça-feira, 3/5, o I Curso de Degustação de Queijos. Ele foi realizado por intermédio do Setor de Políticas Rurais e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e contou com a parceria da EMATER/MG e do UNIFOR-MG. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento e valorização do queijo produzido em Formiga, que é desenvolvido desde o início de 2021.
Além de proporcionar aos participantes um embasamento técnico, o curso capacitou e formou possíveis julgadores para o Concurso Regional do Queijo, que ocorrerá em Formiga em 16/07.
O extensionista técnico da EMATER/MG de Formiga, Mozair José Pinto, ministrou os trabalhos na Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG, sendo conduzidos em duas etapas. A primeira delas foi a parte teórica, na qual foram abordadas as principais características dos queijos que seguem os regulamentos técnicos que fixam os padrões de identidade e qualidade:
* Apresentação: formato e acabamento;
* Textura, granulação e fechamento da massa: análise da existência ou não de olhaduras;
* Cor: uniforme ou manchada;
* Consistência da massa: observar através do corte a dureza, untuosidade e maciez;
* Paladar: identificar os gostos e sabor;
* Olfato: cheiros de acordo com a espécie e tempo de cura.
Logo após, ocorreu a parte prática com degustação e avaliação de 16 tipos de queijos produzidos em nossa região. O curso contou com trinta participantes, entre produtores rurais, médicos veterinários, professores, engenheiros agrônomos, funcionários públicos, comerciantes, profissionais da imprensa e da área da gastronomia.
O coordenador da Fazenda Laboratório UNIFOR-MG, Prof. Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira, disse que a iniciativa faz parte de um processo maior de fortalecimento e valorização do queijo produzido em Formiga. Ele afirmou que o UNIFOR-MG está presente desde o início, e a Fazenda é o local onde são realizadas as práticas, capacitação e troca de informações e experiências.
A produtora de queijo Fernanda Silveira considerou o curso fundamental para os produtores, principalmente, por auxiliar na análise sensorial (visão, audição, paladar, olfato e tato), o que permite uma qualidade melhor dos alimentos. “Foi uma surpresa para nós a aceitação e o resultado da análise da nossa ricota. Ganhamos a oportunidade de melhorar a padronização e a qualidade de nossos produtos”.
Com informações da Prefeitura de Formiga.