
Curso de Ciências Biológicas promove Ciclo de palestras sobre Meio Ambiente e Biodiversidade Vegetal
segunda-feira, 21 de novembro de 2016.
O Curso de Ciências Biológicas do UNIFOR-MG realizou, no dia 10 de novembro, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, o Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente e Biodiversidade Vegetal. A primeira atividade foi a apresentação do Projeto “Vida Nova Rio Formiga” para os participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O trabalho de capacitação foi coordenado por Isac Eustáquio da Silva, aluno do 6º período do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Formiga-MG. O objetivo é que o projeto seja multiplicado pelos bolsistas nas escolas do município.
Em seguida, a Ma. Ana Carolina Duarte ministrou a palestra “Metalófitas e Fitorremediação: Peculiaridades Botânicas”. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolve trabalhos na área de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada. Atua principalmente nos seguintes temas: metal pesado, fitorremediação, macrófitas e anatomia vegetal. É Mestre em Botânica Aplicada e doutoranda em Botânica Aplicada pela UFLA, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos efeitos de elementos terras raras em plantas.
A programação foi concluída com a palestra da Ma. Maria de Fátima dos Santos. Ela abordou o tema “Uso e Cultivo de Plantas Medicinais”. Graduada em Ciências Biológicas pelo UNIFOR-MG, possui especialização lato sensu em Educação Ambiental e mestrado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares pela UFLA.
A coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Lília Rosário Ribeiro, explicou que o biólogo é um profissional privilegiado que pode atuar em mais de 83 áreas do mercado profissional. Ela argumentou que, apesar da grade curricular ser bastante abrangente, não se consegue abordar toda a temática que existe na área da biologia.
“É através desses eventos que os alunos têm contato com pesquisadores e com profissionais que estão no mercado. E, ao mesmo tempo, as atividades abrem perspectivas para pesquisas futuras, para Trabalhos de Conclusão de Curso e estabelecem possibilidades para que os discentes ingressem em cursos de pós-graduação”, ressaltou.
A coordenadora destacou ainda que a botânica é uma das áreas da formação do biólogo que desperta grande interesse dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas, tendo em vista a ampla biodiversidade vegetal disponível para uso e pesquisa.