Curso de Ciência da Computação favorece a formação ampla e diferenciada dos alunos

segunda-feira, 17 de maio de 2010.

Considerando as constantes mudanças e evoluções na área tecnológica, o curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG procura proporcionar diferentes meios de aprendizagem aos alunos. Para isso, algumas atividades complementares, com o objetivo de acompanhar as inovações tecnológicas, são desenvolvidas.

No último dia 06, na Sala de Multimeios 2, foi proferida uma palestra sobre "Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Software", apresentada por Marcos Caixeta Sousa. Segundo o coordenador do curso, Prof. Alexandre Magno, a explanação teve como objetivo trazer aos discentes e à comunidade interessada na área da computação informações sobre as técnicas de desenvolvimento ágil de software para agilizar a produção. "O evento também teve como meta criar uma maior integração entre o curso e as comunidades acadêmica e empresarial da região. Foram convidados e estiveram presentes representantes de oito empresas de desenvolvimento de software regionais: Ativa Software, Net Solutions, S.E. Sistemas Ltda., Célula Software e Edil System, de Formiga/MG; Sommus Automação Comercial, de Lagoa da Prata/MG; Nacional de Grafite, de Itapecerica/MG; e também representantes do Departamento de Informática do UNIFOR-MG, além de professores e alunos do 5º e 7º períodos", conta.

Para o coordenador, a participação dos empresários na palestra foi um marco na história do curso, pois a coordenação, juntamente com os professores, busca inserir os alunos no mercado de trabalho, apresentando oportunidades e realizando uma integração entre o conteúdo visto em sala de aula e a prática profissional. "Essa relação só é possível com a participação da comunidade empresarial. É uma honra contar com a presença de profissionais que já trabalham no mercado há anos e que trazem um pouco de sua experiência para os alunos", conta.

Segundo o Prof. Alexandre, "alguns egressos e alunos formandos do curso trabalham nessas empresas, mostrando a relação indireta que essas mantêm com o curso. Agora, buscamos, realmente, efetivar essa relação. A empresa Sommus Automação Comercial, por exemplo, já foi parceira do curso, patrocinando a X Semana de Informática. Além disso, representantes das empresas presentes na palestra já participaram desse evento", explica.

Maré de Agilidade

Na oportunidade, o palestrante também divulgou a 5ª edição do evento Maré de Agilidade, que será realizado em Belo Horizonte/MG, nos dias 20, 21 e 22 de maio, com palestras, minicursos e workshops voltados para metodologias ágeis. Na ocasião, participam respeitados nomes do seguimento, sempre com o apoio de empresas e instituições de destaque no mercado de metodologias ágeis. O UNIFOR-MG será parceiro do evento, sendo um dos pólos de transmissão on-line da palestra proferida no dia 22, no Salão Nobre "Eunézimo Lima".

Currículo

Marcos Caixeta Sousa trabalha com desenvolvimento de software desde 2004 e participou de vários projetos voltados para as áreas de mineração, comércio, educação e governo. Atualmente, é líder de desenvolvimento na InfraLife Consultoria, atuando no desenvolvimento de produtos voltados à Saúde Pública. É entusiasta de práticas ágeis de desenvolvimento e evangeliza o uso de práticas TDD e integração contínua. É colunista da revista "Java Magazine" e mantém um blog sobre desenvolvimento de software (www.marcossousa.com).

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”