CRIANÇAS QUE PARTICIPARAM DE PESQUISA SOBRE ACUIDADE VISUAL RECEBEM ÓCULOS POR MEIO DO PROJETO DE OLHO NO FUTURO
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024.Crianças que participaram da pesquisa de iniciação científica “Triagem da acuidade visual de estudantes de uma escola pública de Formiga-MG”, desenvolvido no UNIFOR-MG, receberam a consulta oftalmológica e o óculos de grau por meio do projeto De Olho no Futuro do Sicoob Credifor.
A cerimônia ocorreu no dia 22 de novembro, na Casa de Cursilho São Paulo Apóstolo, e reuniu diversas crianças e seus responsáveis que participaram do evento. Além do UNIFOR-MG, outras entidades estiveram presentes para prestigiar a entrega, além de representantes de óticas parceiras da ação.
“Esse é um momento de culminância do nosso projeto de iniciação científica. A parceria com o Sicoob permitiu extrapolar o objetivo inicial de triagem, uma vez que as crianças foram beneficiadas gratuitamente com a consulta médica e os óculos de grau. É muito gratificante devolver para a sociedade um pouco do conhecimento que o ambiente universitário gera”, afirmou a Profa. Dra. Lilia Rosário Ribeiro.
A pesquisa foi desenvolvida pela professora em conjunto com a aluna Geovana Caetano Martins da Silva, do curso de Fisioterapia. Após aplicar os testes na escola, e observar o elevado número de alunos com baixa acuidade visual, a professora Lilia tomou a iniciativa de entrar em contato com o Sicoob Credifor para propor a parceria.
Geovanna Caetano destaca a transformação que tanto a pesquisa como o projeto “De Olho No Futuro” proporcionam para os envolvidos.
“O projeto possibilita melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas, dada à importância da boa visão para as atividades escolares e para o convívio social”, disse.
A estudante Clara Batista, de apenas 4 anos, foi uma das participantes do teste aplicado por Lilia e Geovana. Ela demonstrou felicidade ao receber a oportunidade de cuidar da saúde visual e afirmou que, com os óculos, poderá estudar mais e enxergar melhor.
O presidente do Sicoob Creditor, Júlio Cézar Andrade, falou sobre a origem do projeto desenvolvido pela cooperativa: “Isso foi um sonho que sonhamos juntos, com o objetivo de ajudar as comunidades onde vivemos. Há 10 anos, começamos esse projeto com muito afinco e temos prazer em ajudar as comunidades mais necessitadas. As escolas estaduais e municipais sempre foram nosso foco principal”, relatou.
A professora Lilia ressaltou que o UNIFOR-MG, enquanto instituição de ensino, se preocupa não apenas com a formação acadêmica, mas também com a inserção de seus estudantes na sociedade. Por meio da participação em pesquisas, o aluno pode conhecer a realidade social em que está inserido e contribuir com propostas capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas.