Coordenadora do Curso de Biblioteconomia participa de evento do Mercosul

quinta-feira, 06 de outubro de 2016.
Coordenadora do Curso de Biblioteconomia participa de evento do Mercosul

A coordenadora do Curso de Biblioteconomia, Profa. Margarita Torres, participou do XI Encontro de Diretores e X Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul (MERCOSUR 2016). As atividades ocorreram entre os dias 18 e 20 de setembro, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Neste ano, teve como tema “A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia: desafios e interlocuções em equipamentos culturais”. O evento é realizado a cada dois anos, agrupando os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela).

Promovido desde 1997, tem como objetivo fortalecer a área de referência e, desse modo, formar uma Rede Acadêmica em Biblioteconomia e Ciência da Informação, consolidando a integração regional em Educação Superior.

Conselho Regional

Em Belo Horizonte, a coordenadora Profa. Margarita Torres também participou, no último dia 19, representando o Centro Universitário de Formiga-MG de uma reunião promovida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). O encontro contou também com a participação de profissionais da UFMG, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). A reunião teve como objetivo traçar estratégias para maior visibilidade à profissão.

Segundo a Profa. Margarita Torres, o Encontro favoreceu o fortalecimento de vínculos entre os diretores e docentes, proporcionando a integração e a cooperação no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, intercâmbios acadêmicos e publicações de caráter científico, além de contribuir para a sustentação da Rede.

Durante a visita a Belo Horizonte, a coordenadora ainda prestigiou o lançamento do livro de Carlos Alberto Ávila Araújo, diretor do Curso de Ciência da Informação da UFMG. A obra tem como título “Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo profissional”. (Foto abaixo)

Lançamento livro CASAL

Reuniao mercosul 2016

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO