Coordenador do UNIFOR-MG desenvolve trabalhos destacados no Brasil e no exterior

quarta-feira, 30 de setembro de 2009.

Entre os dias 23 e 25 de setembro, o Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, coordenador do curso de Engenharia Ambiental do UNIFOR-MG, esteve presente no II Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do Centro de Energia Nuclear Aplicada à Agricultura (CENA), pertencente à Universidade de São Paulo (USP), campus de Piracicaba/SP. Durante o evento, o professor apresentou um trabalho desenvolvido na Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal/SP, o qual fez parte da sua tese de doutorado.

O professor, que participou de um congresso promovido pela USP, teve trabalhos premidos no país e será co-autor de um livro na Alemanha

Durante o evento, o professor apresentou o trabalho intitulado "Cd, Cr, Pb e Zn em Latossolos tratados com biossólidos e cultivados com milho", desenvolvido na Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal/SP, o qual fez parte da sua tese de doutorado.

Na ocasião, o Prof. Dr. Leyser também falou aos congressistas sobre as experiências no ensino e na pesquisa em engenharia, promovidas no Centro Universitário. "Vários trabalhos estão sendo desenvolvidos na Instituição, tanto com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) quanto do UNIFOR-MG. Nos últimos meses, tivemos vários trabalhos de alunos do UNIFOR-MG, por nós orientados, selecionados para importantes eventos, como o XVII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (que será realizado em São Paulo/SP e São Carlos/SP), I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (que ocorrerá em Santos/SP) e XVIII Congresso de Pós-Graduação da UFLA (que será promovido em Lavras/MG)", conta.

Premiação

O trabalho apresentado pelo Prof. Dr. Leyser, durante a realização do Simpósio desenvolvido pela USP, foi premiado como um dos melhores e ficará em exposição, no hall de entrada do prédio principal do CENA, durante as próximas semanas.

Destaque

Outro trabalho desenvolvido pelo professor, intitulado "Atividade enzimática em solos cultivados com milho tratados com lodo de esgoto durante nove anos consecutivos", deverá ser apresentado durante o V Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental (V SIMEA). O trabalho, que foi selecionado entre os dez melhores do país, será publicado, na integra e em edição especial, no periódico Ciência et Praxis (ISSN 1983-912X). O V SIMEA, que será realizado no mês de outubro, na cidade de Passos/MG, também contará com a apresentação de outros trabalhos científicos, desenvolvidos por alunos e professores do UNIFOR-MG.

Devido à sua constante e efetiva contribuição à pesquisa e ao avanço no gerenciamento dos recursos naturais, particularmente no solo e na água, o professor também foi convidado, por intermédio da pesquisadora Carolina Bilibio, da University of Kassel, para escrever um capítulo que integrará o livro "Sustainable Water Management in the Tropics and Subtropics" (ISBN: 978-85-7862-054-7), a ser publicado em fevereiro de 2010, na Alemanha. "Para nós, pesquisadores, este é o reconhecimento de toda uma vida dedicada à pesquisa, desenvolvendo um trabalho árduo e lento, que só é possível graças ao fomento e ao apoio institucional, tal como o UNIFOR-MG se propõe. Com a reativação da revista "Conexão Ciência", periódico editado pelo Centro Universitário e estruturado nos rigores científicos modernos, acreditamos que, dentro de muito pouco tempo, ocuparemos um lugar de destaque na pesquisa brasileira", declarou.

Capa do livro que terá um capítulo escrito pelo Prof. Dr. Leyser, a ser publicado em fevereiro de 2010, na Alemanha

O professor ao lado do banner com o trabalho apresentado e premiado durante o II Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do Centro de Energia Nuclear Aplicada à Agricultura (CENA), pertencente à USP

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024