
Coordenador de Engenharia Ambiental recebe prêmio nacional de pós-graduação na USP
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011.
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Formiga, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, recebeu, em dezembro de 2010, o 3º lugar nacional no “Prêmio Admar Cervellini” de Pós-graduação, no Centro Nacional de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), entidade de pesquisa e ensino superior ligada à Universidade de São Paulo (USP), campus de Piracicaba/SP.
O prêmio foi concedido em setembro de 2009, durante o II Simpósio dos Pós-graduandos do CENA, ocasião em que o Prof. Dr. Leyser apresentou a pesquisa “Cd, Cr, Pb e Zn em Latossolos tratados com biossólidos e cultivados com milho”, que fez parte de sua tese de doutorado, desenvolvida na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Jaboticabal/SP. A pesquisa mostrou a viabilidade de cultivo de milho, utilizando-se os resíduos de estações de esgoto como substitutivos de fertilizantes. “Os ganhos são duplos, pois, ao mesmo tempo em que eliminamos a presença de montanhas de resíduos, também promovemos a redução de custos na fertilização do solo para o cultivo de milho, o que beneficia os produtores”, afirmou.
O prêmio foi entregue em dezembro de 2010, no Salão Nobre do CENA. Na oportunidade, o Prof. Dr. Leyser alertou para o risco de generalizações. “Trabalhamos com uma cultura e um solo específicos, ou seja, há a necessidade de estudos para outras situações, de diferentes solos, culturas e dosagens. O produtor não pode aplicar, indistintamente, os resíduos das estações de tratamento de esgoto, sob pena de contaminação da água e do solo por metais pesados, elementos tóxicos e patógenos, como a Taenia solium (solitária), que pode causar cisticercose”. A continuidade das pesquisas é, inclusive, alvo dos estudos de pós-doutorado do professor.
O Prof. Dr. Leyser, coordenador de Engenharia Ambiental, que recebeu, em dezembro, o 3º lugar nacional no “Prêmio Admar Cervellini” de Pós-graduação
{mosimage}
O prêmio recebido pelo professor, no Centro Nacional de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)