icone buscar
COORDENADOR DA FAZENDA É HOMENAGEADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

COORDENADOR DA FAZENDA É HOMENAGEADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

sexta-feira, 26 de novembro de 2021.
COORDENADOR DA FAZENDA É HOMENAGEADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS

O coordenador da Fazenda Laboratório UNIFOR-MG, Prof. Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira, foi homenageado, na manhã de segunda-feira, 22 de novembro, pelo Ministério Público de Minas Gerais. O ato ocorreu durante um Seminário no Salão Vermelho, na sede da Procuradoria-Geral da Justiça. O evento comemorou ainda os dez anos da implantação do modelo de atuação especializada na defesa dos animais.

A condecoração do coordenador está relacionada às ações do UNIFOR-MG, em parceria com o MPMG, no acolhimento, guarda e recuperação de animais silvestres na Fazenda e, principalmente, pelo apoio no projeto de recuperação de galos.

“A homenagem é um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na Fazenda. Agradeço a confiança do UNIFOR-MG, nos nomes do Reitor Marco Leão, da Diretora de Ensino Inêidina Sobreira e da Diretora de Planejamento e Finanças Adriana Alves Silva. Sem eles seria impossível conduzir as atividades com o Ministério Público. Também sou grato a toda a minha equipe de funcionários e estagiários”.

O projeto é uma extensão da experiência que teve início há dois anos, fruto da parceria do MPMG com o Centro Universitário de Formiga. A metodologia foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Dênio Garcia, e estabelece que os galos atendidos recebam cuidados veterinários, como vacinação e vermifugação, alimentação adequada a sua espécie e manutenção em áreas abertas, com piso em gramado natural, junto a fêmeas. O tratamento ético dispensado às aves contribui para sua reabilitação.

O Prof. Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira contou que foi assinado, recentemente, um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público de Minas Gerais e o UNIFOR-MG, permitindo a continuidade do projeto. A Fazenda, por meio da iniciativa, recebe galos de várias partes do País.

Saiba Mais

A coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Cedef), Promotora de Justiça Dra. Luciana Imaculada de Paula, comentou em uma matéria divulgada em julho (Experiência no UNIFOR-MG é Modelo para Reabilitação de Galos em Uberaba), que o projeto viabiliza um tratamento humanitário e ético a animais que foram explorados em combates e devem ser considerados como vítimas do crime de maus-tratos.

De acordo com ela, anteriormente ao projeto, esses animais eram abatidos ou permaneciam na esfera de poder do infrator, sujeitos a novos abusos e maus-tratos – opções que contrariam frontalmente o preconizado pela legislação pertinente ao tema.

Segundo o dispositivo legal, cabe ao Poder Público proteger os animais – notadamente aqueles que estão sob sua tutela em virtude de apreensão em ações fiscalizadoras de maus-tratos – e não desrespeitar sua vida e dignidade mediante atitudes cruéis, como sacrificá-los a despeito de qualquer questão sanitária ou humanitária.

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo