Com a construção da Clínica Escola de Fisioterapia, UNIFOR-MG terá 47 laboratórios

segunda-feira, 12 de novembro de 2007.

A presença de um curso de Fisioterapia cria grandes expectativas junto à população e aos setores públicos e privados, visto que o papel fundamental do fisioterapeuta é trabalhar na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Diante disso, o UNIFOR-MG investe na formação constante e integral dos alunos, tendo como próximo objetivo a construção da Clínica Escola de Fisioterapia.

O local terá cerca de 700 metros quadrados e prestará atendimento para pacientes de todas as faixas etárias, com recursos e aparelhagem de última geração, além de ser um ambiente para a prática diária dos alunos do curso

A presença de um curso de Fisioterapia cria grandes expectativas junto à população e aos setores públicos e privados, visto que o papel fundamental do fisioterapeuta é trabalhar na prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, inserindo-as no contexto social e familiar. Diante disso, o UNIFOR-MG tem investido na formação constante e integral dos alunos, tendo como próximo objetivo a construção da Clínica Escola de Fisioterapia.

Segundo a coordenadora do curso, Profa. Ms. Roberta Avelar Araujo, “o momento é de grande importância e representa a realização de sonhos”.  A futura clínica oferecerá atendimento de qualidade, com a presença de profissionais capacitados e atualizados, dispondo de recursos e aparelhagem de última geração. Serão oferecidos atendimentos para crianças e adultos com problemas neurológicos e ortopédicos, como dores na coluna e traumatismos; reabilitação cardíaca; gestantes; entre outros. Além disso, a clínica irá oferecer serviços de hidroterapia, com piscina terapêutica aquecida, um diferencial do Centro Universitário.

O UNIFOR-MG, além do compromisso com o ensino de qualidade, reafirma seu papel social: em breve, ações de assistência integral, em todas as fases do ciclo de vida – criança, adolescente, mulher, adulto e idoso, serão oferecidas à comunidade de Formiga/MG e região. Segundo a coordenadora, “projeta-se cerca de 1200 atendimentos mensais”. Para a professora, “apostar na Fisioterapia é dar, à profissão, sua real importância, sendo fundamental para o aprimoramento dos alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”.

Alunos do sexto e sétimo períodos terão aulas práticas no local. As turmas de oitavo e nono períodos serão responsáveis pelo atendimento, acompanhadas por professores.

A obra

As obras para a construção da Clínica Escola de Fisioterapia, Prédio 6 do UNIFOR-MG, que terá cerca de 700 metros quadrados, têm data de término prevista para maio de 2008, quando começam os cadastramentos dos pacientes. O local será todo construído e mantido com recursos próprios da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (FUOM), mantenedora do Centro Universitário. Segundo o Reitor, “a construção, feita com recursos próprios, prova que o UNIFOR-MG está com as finanças em dia, pois não será preciso fazer nenhum tipo de financiamento”.

De acordo com o reitor, “é uma clínica com tecnologia bastante avançada, que contará com atendimento de nível superior. A obra será edificada com possibilidade de atender, futuramente, aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e, também, da Santa Casa de Caridade de Formiga, organizações com as quais temos mantido contatos freqüentes e avançados. A construção será feita em lugar estratégico, com uma parte voltada para a Avenida Ernany Bottrel de Moura, facilitando o acesso do paciente. O prédio terá base para dois pavimentos e, no futuro, pode ser que o segundo pavimento, quando construído, seja usado para aumento da própria clínica ou para a criação de outros laboratórios”, disse o Reitor.

Palavra do Reitor
O Reitor do UNIFOR-MG confirma a importância da clínica. “A reitoria do Centro Universitário, continuando o desenvolvimento da instituição, está promovendo a construção da Clínica Escola de Fisioterapia. O local é muito importante para o aluno, porque é um espaço para aulas práticas e estágios. Isso representa, também, um fortalecimento para o curso de Fisioterapia, que é muito bom.”

{mosimage}   {mosimage}

Fotos da obra e de alunos do curso de Fisioterapia, em aula prática no campus.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”