Coluna Iniciação Científica - Unifor MG
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Coluna Iniciação Científica

Coluna Iniciação Científica

sexta-feira, 16 de abril de 2010.
Coluna Iniciação Científica


Projeto: Caracterização das condições de uso e qualidade dos recursos hídricos no município de Formiga, estado de Minas Gerais

 

Objetivos: Caracterizar as condições de uso e qualidade da água do Rio Formiga, localizado no município de Formiga, Minas Gerais; avaliar a qualidade microbiológica e físico-química de amostras de água do Rio Formiga, estabelecendo o trecho de três quilômetros a jusante e a montante, a partir do perímetro urbano; avaliar a capacidade em diluir as cargas de coliformes oriundas dos dejetos lançados no Rio Formiga, ao longo de seu curso e em períodos sazonais diferentes (capacidade depurativa)

 

Professores: Profa. Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, Prof. Dr. Leyser Rodrigues de Oliveira e Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo

 

Alunos: Magno José Alves (Engenharia Ambiental), Elder Lasmar Gontijo (Engenharia Ambiental) e Paulo Ricardo Frade (Engenharia Ambiental)

 

Modalidade: FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)

 

Os professores Dr. Leyser e Dra. Ivani explicam que o Programa de Iniciação Científica (PIC) do UNIFOR-MG tem grande importância para o desenvolvimento científico dos alunos e professores, pois possui como princípio a disseminação do conhecimento, utilizando a pesquisa para atingir este objetivo. "A Iniciação Científica amadurece o estudante, contribuindo para que este possa se tornar um formando com habilidades mais refinadas, sendo que, nessa prática, ele pode testar técnicas e teorias aprendidas em sala de aula, ampliar e experimentar conhecimentos, compondo o processo de aprendizado e evolução. Assim, a Iniciação Científica prepara o estudante, que será melhor qualificado e adequado às situações a serem vividas fora do ambiente acadêmico", dizem.

 

"A Iniciação Científica deve ser vista mais do que como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto, pois constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade, tanto nos alunos quanto nos professores. É um instrumento de formação de recursos humanos qualificados, que influencia no desenvolvimento crítico, ético e cultural, preparando os alunos, com excelência, não só para o mundo acadêmico (mestrado, doutorado), mas também para o mercado de trabalho", relatam.

 

Atuando nas áreas de solos, águas e metais pesados, em 2009, durante o I Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, o Prof. Dr. Leyser foi agraciado com o prêmio "Dr. Milton Teixeira", como orientador do melhor trabalho de Iniciação Cientifica do Brasil, concedido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos/SP. Também recebeu o título de melhor trabalho de pesquisa básica no II Simpósio Científico dos Pós-Graduandos do Centro de Energia Nuclear Aplicada à Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), em Piracicaba/SP. Além disso, foi agraciado com o prêmio "Mérito Científico", concedido durante o V Simpósio Mineiro de Engenharia Ambiental, realizado na cidade de Passos/MG, cujo trabalho, inclusive, foi publicado, na íntegra, no periódico "Ciência et Praxis".

 

Os alunos Magno, Elder e Paulo contam que foi por meio dessa oportunidade que cresceram intelectual e profissionalmente. "Durante o desenvolvimento de nossas pesquisas, aperfeiçoamos nossos conhecimentos, exercemos o papel do engenheiro ambiental e vivenciamos, na prática, a realidade destes profissionais. Alguns dos objetivos do nosso trabalho são: caracterizar as condições de uso e qualidade da água do rio, por meio de análises de qualidade microbiológica e físico-química; avaliar os impactos causados pelo processo de urbanização, no que se refere aos aspectos ecológicos e de saúde pública, para determinar a intensidade das concentrações e a tendência observada nos componentes orgânicos, inorgânicos, nutrientes e cargas de coliformes, que retratam os reflexos dessa poluição; e realizar um levantamento detalhado da bacia hidrográfica do Rio Formiga. Agradecemos ao UNIFOR-MG e à FAPEMIG pelo apoio ao projeto e concessão de bolsa. Agradecemos, em especial, aos nossos orientadores, Prof. Dr. Leyser, Profa. Dra. Ivani e Profa. Dra. Valéria Peruca de Melo, por essa oportunidade", explicam.

 

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Da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Leyser junto aos alunos Magno, Paulo e Elder

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