
Colégio de Aplicação recebe o Prêmio Mérito Lojista em três categorias
quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
Desde 2005, o Colégio de Aplicação tem recebido o reconhecimento da
comunidade formiguense por meio da pesquisa de opinião que aponta as
empresas/instituições da cidade que se destacam em diversos segmentos. A
Instituição recebe mais uma vez o Prêmio Mérito Lojista nas categorias:
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Mantido pela FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), o Colégio de Aplicação foi fundado em 1970. A atual diretora é Divina Solange do Nascimento que está em seu terceiro mandato. Ela é formada em Letras e em Direito, pós-graduada em Metodologia do Ensino e, atualmente, cursa MBA em Gestão Institucional e doutorado em Ciências Jurídicas.
A Instituição foi criada para ser uma escola experimental, um laboratório de aplicação dos conhecimentos assimilados pelos alunos da antiga FAFI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras). Com o tempo, foram aplicados recursos financeiros para que o Colégio crescesse e foram feitos vários investimentos como: construção de uma sede infantil, implementação dos Ensinos Fundamental e Médio dentro do campus universitário, contratação de profissionais e implantação de sistemas de ensino para se equiparar às melhores escolas do Brasil.
Dessa forma, o Colégio de Aplicação tornou-se uma escola independente dos alunos da FAFI e solidificada pela excelência na educação, sempre amparada pela FUOM. Atualmente, a Instituição gera 84 empregos diretos e 130 indiretos.
O Colégio de Aplicação tem duas sedes: uma Unidade Infantil, Colégio de Aplicação Corujinha – Unidade II, que funciona na rua Premillo Montolli, 82 – Centro, e o Colégio de Aplicação I, no campus do Centro Universitário de Formiga, na avenida Arnaldo Senna, 328, Água Vermelha. O horário de atendimento é das 7:00 às 12:40 horas, no campus do UNIFOR, e das 7:30 às 21:40 horas, no Corujinha.
Vários são os fatores que fazem com que o Colégio de Aplicação lidere a pesquisa de opinião pública: a qualidade de seus serviços educacionais; a responsabilidade ao ministrar aos seus alunos todo o conhecimento necessário para ser um empreendedor na vida e um conhecedor de todos os aspectos relevantes para exercer a função de um excelente profissional no mercado de trabalho; a credibilidade e confiabilidade do nome da Instituição junto aos alunos e pais; o envolvimento da equipe de trabalho; a gestão focada no sucesso dos alunos, pautada em valores, no exercício da cidadania, na formação sociocultural de seus alunos e no trabalho criativo e dinâmico exercido.
“Cada prêmio é uma nova conquista, uma emoção diferente, um estímulo para sermos melhores e fazermos com que a credibilidade em nós depositada seja uma constante em nosso trabalho diário. É um prêmio de confiança e recebê-lo da comunidade faz com que nosso desafio se torne ainda maior para que possamos, no ano que vem, merecer novamente a honra de receber esses títulos”, destacou a diretora.
A Instituição sempre investe na qualificação profissional da equipe. Foram adquiridas várias salas de multimeios para capacitação on-line, além da participação em congressos e nos treinamentos oferecidos pelos sistemas de ensino adotados pelo Colégio de Aplicação: Unidade I – Sistema Objetivo de Ensino, de São Paulo, e na Unidade II – Sistema Pitágoras de Ensino, de Belo Horizonte.
“O Colégio de Aplicação nunca é igual de ano para ano. Sempre temos inovações nas duas unidades e alterações para melhor atendermos nossa clientela. Novos conteúdos farão parte da nossa grade, atendendo às exigências do ENEM e aperfeiçoando ainda mais nossos alunos para que obtenham os resultados desejados. O compromisso é de, em 2013, darmos início às novas instalações para acolhermos o berçário em período integral dentro do Corujinha. Estamos em estudo e pesquisas para também oferecermos aos pais e alunos estudos em horário integral para os Ensinos Fundamental e Médio. Teremos aulas interativas com o material de ponta em tecnologia adquirido pelo Colégio de Aplicação em parceria com o UNIFOR, em salas que estão sendo adaptadas para a maior comodidade de todos, entre muitas outras novidades que gostaríamos de dividir com todos que se sintam motivados a buscar a melhor escola e a que tem a credibilidade de toda a comunidade formiguense por anos em qualidade no ensino e competência ao ministrar seus conteúdos”, enfatizou Solange Nascimento.