
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: PROGRAME SUA CARREIRA E DESENVOLVA SEU FUTURO! SEU CONHECIMENTO EM UM PRÓXIMO NÍVEL!
sexta-feira, 20 de outubro de 2017.
O Bacharel em Ciência da Computação trabalha, fundamentalmente, na elaboração de soluções e otimização de serviços para todas as áreas de conhecimento. Analisa as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, gerencia equipes de criação e cria ferramentas de softwares mais básicos, como os usados para controle de estoques, até os mais complexos sistemas de processamento de informações e Big Data. O egresso pode optar por diferentes áreas de atuação, dentre elas: gerência de redes de computadores e servidores, desenvolvimento de software, aplicativos e de automação, gerência de banco de dados, manutenção e desenvolvimento de hardware, robótica, desenvolvimento de sites e aplicações Web, ensino superior e pesquisa acadêmica.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Cristina Maria Valadares de Lima, ressaltou que o grande diferencial do UNIFOR-MG é a infraestrutura, já que a Instituição conta com modernos e amplos Laboratórios de Informática, que permitem aos alunos praticarem o conteúdo aprendido em sala de aula. Ela também destacou que o Centro Universitário possui laboratório estruturado para o desenvolvimento na área de automação e computação embarcada e que todos os laboratórios têm acesso à Internet. Outro benefício apontado pela entrevistada é o corpo docente da graduação, formado por 13 professores de diversas áreas de conhecimento, sendo 63% mestres e doutores, além de 37% especialistas. Com relação à experiência fora do ambiente acadêmico, ela comentou que 70% dos docentes têm vivência profissional acima de cinco anos.
De acordo com a coordenadora, com a evolução dos computadores, que alavancaram o desenvolvimento das tecnologias de informação e das telecomunicações, é praticamente impossível realizar alguma atividade no dia a dia sem o mínimo de conhecimento em tecnologia ou informática. Ela disse que toda empresa depende diretamente de programas de computador para a execução de tarefas e, principalmente, da Internet. Foram citados: aplicativos de redes sociais, programas de mensagem instantânea e voz, aplicativos de e-mail, sites de busca, aplicativos de visualização de mapas e imagens de satélite, sites de compra para loja virtual e sites de compra coletiva etc. “Além disso, a tecnologia está presente nos telefones celulares, notebooks, tablets e caixas eletrônicos. Esse cenário comprova a necessidade da informática nos diversos setores da sociedade e contribui para a crescente demanda de profissionais habilitados para a área da computação no mercado”, afirmou.
A Profa. Ma. Cristina Maria Valadares de Lima citou ainda o estudo The Network Skills in Latin America, encomendado pela Cisco, empresa de soluções de TI. Ele foi divulgado no Guia do Estudante e indica que, até 2019, o Brasil precisará de 161 mil profissionais de Tecnologia da Informação (TI) para atender à demanda do mercado. A área que oferece mais empregos é a de sistemas de informação, no desenvolvimento de softwares específicos. Conhecimentos como datacenter, big data, segurança cibernética, internet das coisas, nuvem e mobilidade são competências buscadas pelos recrutadores. O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis também está em alta. Neste caso, espera-se do profissional capacidade de testar nas plataformas móveis (Android e IOS). O bacharel pode, também, dedicar-se à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras e informatização de folhas de pagamento.
Ainda de acordo com o estudo, um dos profissionais mais procurados pelas empresas para assumir o cargo de gerente de TI é o Cientista da Computação. Junto com a equipe, ele é responsável pela infraestrutura de tecnologia da companhia, cuidando de help desks, backup de dados, redes de telefonia e segurança. Com a ascensão do comércio eletrônico, uma área aquecida é a de Arquitetura de Sistemas, em que o profissional dá suporte à usabilidade e facilidade de obtenção de informação em websites, intranets e comunidades on-line em tempo real. Os estados da Região Sudeste concentram a maior parte das empresas de TI e as melhores oportunidades.
Duração: 4 anos (8 períodos)
Turno: Noturno
Vagas: 45
Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC/SERES 793 de 14/12/2016, publicada no DOU de 15/12/2016.