Campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) é realizada no UNIFOR-MG

sexta-feira, 16 de abril de 2010.
Campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) é realizada no UNIFOR-MG

Durante a campanha, mais de 150 pessoas foram imunizadas

Nos dias 13 e 14 de abril, das 19 às 22 horas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Ambulatório do UNIFOR-MG promovendo a vacinação de membros da comunidade acadêmica entre 20 e 39 anos. 169 pessoas foram imunizadas.

Campanha

A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) foi lançada pelo Ministério da Saúde, no dia 08 de março, e tem como objetivos manter o funcionamento dos serviços de saúde, diminuir o risco de adoecer e o número de mortes associadas à gripe e orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene.

Vacinas

As vacinas foram adquiridas de três laboratórios: Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantan) e Novartis, que são fornecedores de vacinas para todos os países.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e já está em uso em outros países, não tendo sido observada uma relação entre sua administração e a ocorrência de eventos adversos graves. Além disso, registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. No Brasil, está sendo utilizada a vacina injetável, administrada por via intramuscular.

A vacinação acontecerá no período de 8 de março a 21 de maio, ao mesmo tempo, em todo território nacional, e os grupos de maior risco serão vacinados em etapas.

Influenza A (H1N1)

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa, causada por um novo subtipo de vírus da gripe. Assim como a gripe comum, é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Entre 7 e 14 dias, a partir da contaminação pelo novo vírus, os sintomas podem aparecer. Os cuidados médicos devem ser procurados assim que a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade respiratória.

Prevenção

A vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe. É fundamental também manter medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação, como lavar as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; proteger com lenços boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e ambientes fechados; deixar o ambiente doméstico arejado; manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física; dentre outros.

ALUNOS DO CURSO DE BIOMEDICINA REALIZAM PROJETO DE EXTENSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELLO
18 de abril de 2024

ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR QUE ABORDARÁ ORQUIECTOMIA EM EQUINOS E BOVINOS
18 de abril de 2024