
Bolsistas do PIBID Educação Física participam de Seminário em Belo Horizonte
segunda-feira, 04 de setembro de 2017.
Integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física do UNIFOR-MG participaram, no dia 28 de agosto, do Seminário “Educação Física e Inclusão: construindo possibilidades”. O evento foi realizado em Belo Horizonte pela Rede SARAH – Hospitais de Reabilitação. Compareceram à atividade os bolsistas Rony Medeiros Figueiredo e Lucas Geraldo Cunha Barbosa, que atuam na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte. Eles foram acompanhados pelo supervisor do PIBID Educação Física, Prof. Me. Paulo Márcio Montserrat.
Os representantes do Programa participaram de uma oficina sobre expressão corporal e atividades esportivas e outra relacionada à parte teórica dos benefícios da atividade física para pessoas com deficiência. Também prestigiaram a programação docentes da rede pública de ensino de Minas Gerais que lecionam para alunos com comprometimento físico atendidos pela Rede SARAH.
O Prof. Me. Paulo Márcio Montserrat explicou que a Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte tem alunos com deficiências matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. Ele destacou que a inclusão nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido, pois promove, além da integração e socialização, o respeito às diferenças.
“Para proporcionar um ensino de qualidade, é relevante que se conheça a deficiência de cada discente, descobrindo suas potencialidades e promovendo sua autonomia. Para que haja inclusão, é preciso adaptar as atividades como forma de benefício a todos, estabelecendo a troca de experiências. Dessa forma, o evento contribuiu muito para mais possibilidades a serem implementadas na educação física escolar”, ressaltou.
Os bolsistas do PIBID/UNIFOR-MG ficaram verdadeiramente encantados com as inúmeras possibilidades de intervenção, no âmbito escolar, para melhorar a condição de alunos que possuem comprometimentos.
Convite
O convite para as atividades foi feito pela aluna da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte e paciente do SARAH, Eduarda Santos Alvarenga, matriculada no 2º Ano do Ensino Médio. A proposta foi discutida com a Coordenação de Área do subprojeto de Educação Física, composta pelo Prof. Me. José Carlos Leal e pela Profa. Luciane Gianasi, e pela Coordenação de Gestão do Programa, Profa. Ma. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca.
A iniciativa contou com o incentivo e a aprovação da Coordenação Geral do PIBID, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, que destacou a importância do intercâmbio entre os bolsistas e a competente Rede Sarah, referência nacional e internacional em reabilitação e promoção da saúde, o que muito contribuirá com a formação docente dos envolvidos, no tocante à educação inclusiva escolar, um eixo sensível que o PIBID/UNIFOR-MG confere a maior importância.