icone buscar
Biblioteconomia em foco

Biblioteconomia em foco

quinta-feira, 11 de setembro de 2008.
Biblioteconomia em foco


Está sendo desenvolvido, por alunos do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, um blog voltado para estudantes e profissionais da área: o Biblio Focus. O espaço utiliza como tecnologia de desenvolvimento o BlogSpot para a página inicial, o Google Page Creator para as demais páginas e o Google Groups para o desenvolvimento do grupo de Discussão Biblio Focus – tecnologias gratuitas disponibilizadas pela empresa norte-americana Google.

De acordo com o autor e desenvolvedor do blog, Nelson Marcos Ferreira, aluno do sexto período de Biblioteconomia, o Biblio Focus surgiu do desejo e da necessidade de se prover informações nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação, de forma dinâmica, criativa e atualizada. Segundo ele, “não basta somente prover informação, é preciso otimizá-la, agregar valor ao seu conteúdo e fazê-la chegar, em tempo hábil, àqueles que dela necessitam”, explica.

O espaço interativo tem como objetivos divulgar o curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG; ser um canal de discussão de assuntos relacionados à ciência da informação e todas as suas nuances; divulgar e promover a profissão de bibliotecário; ser uma vitrine dos trabalhos e projetos realizados no curso; ser um canal de comunicação e extensão da sala de aula, explorando a discussão de conteúdos; introduzir uma ferramenta para o treinamento e desenvolvimento de tecnologias de Internet; ser um mecanismo aglutinador de informações e matérias relacionadas a essas áreas; e institucionalização, por meio de um projeto de iniciação cientifica.

Como participar
Nelson explica que todos são chamados a participar do Biblio Focus, seja acessando ou enviando sugestões de matérias e de conteúdos para serem postados no blog. No espaço, podem ser feitos downloads de provas e gabaritos de concursos já realizados em todo o Brasil, ter acesso a entrevistas, projetos e informações em geral relacionados à biblioteconomia e à ciência da informação.

De acordo com o aluno Nelson, “em breve, será oferecido um curso para os interessados em aprender a desenvolver blogs, em parceria com o curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG”.

Colaboradores
Alguns alunos do curso também estão envolvidos no projeto. São eles: Baltazar José Filho; Sandra Márcia de Sousa; Maria Inês Passos Pereira Bueno; Iata Anderson Milani; Eduardo Borges; Regina Alcântara; e Cristiane Lopes, todos acadêmicos do sexto e oitavo períodos de Biblioteconomia.

O aluno Nelson ressalta que, caso outros estudantes se interessem em colaborar na promoção e desenvolvimento do Biblio Focus, podem entrar em contato pelos endereços eletrônicos: nemafe@gmail.com ou bibliofocus@gmail.com.

O endereço do Biblio Focus é: http://www.bibliofocus.blogspot.com.

{mosimage} 

fique por dentro

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET
23 de abril de 2024

PUBLICADO ADITIVO AO EDITAL PARA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET

Pular para o conteúdo