Bibliotecário: ponte entre usuário e informação

segunda-feira, 09 de março de 2009.
Bibliotecário: ponte entre usuário e informação

Talvez, você se pergunte: por que comparar um bibliotecário a uma ponte? Eu poderia lhe dar minhas razões. Uma ponte é uma construção sólida, confiável, estruturada, a partir de materiais selecionados para suportar grande pressão, peso e movimento. Além disso, tem a função de ligar margens opostas, encurtar caminhos, favorecer encontros. Então, é possível caminhar sobre ela para se chegar do outro lado e obter o que tanto se deseja. Por isso, a analogia.

O bibliotecário é um profissional que, por excelência, precisa ser confiável, bem preparado, especialmente estruturado para cumprir, com eficiência e eficácia, sua missão: ligar o usuário à informação e isso é um processo demasiadamente dinâmico, contínuo, que muito vai exigir deste profissional.

Além disso, nos tempos tecnológicos nos quais vivemos, pode até parecer que a figura do bibliotecário seja prescindível, mas o que se vê é o contrário: quanto mais tecnologia e mais volume de informação, mais as pessoas precisam umas das outras para tomar a decisão certa, fazer a escolha ideal.

Por essência, somos seres sociáveis, ou seja, é vital para nossa sobrevivência que compartilhemos a vida em todas as suas nuances, logo, na busca pela informação, muitas pessoas até vão atingir a outra margem sem a ajuda de um bibliotecário, vão atravessar o rio a nado, por exemplo, e isto é mesmo salutar, pois muitos estão preparados para seguirem sozinhos. Mas o bibliotecário existe para aqueles que necessitam de apoio na caminhada, precisam de um suporte para ir até o objetivo almejado. Muitas pessoas sempre vão querer contar com sua ajuda, fazer com que ele, que se preparou para ajudá-la, perceba que seu esforço tem valor de vida.

Um bibliotecário é alguém que gasta-se, consome-se, dia a dia, para que aqueles que estão ávidos por informações, por crescimento, por melhoria de vida, possam, sem demora e com segurança, alcançarem o tão sonhado "lugar ao sol". Um bibliotecário é alguém que vai estar sempre à espera daquele que desejar sua ajuda, pois sua felicidade é o bem de todos.

No dia 12 de março, comemora-se o Dia do Bibliotecário. Sendo assim, gostaria de parabenizar a todos aqueles que já são estas pontes, por muitos anos, e a tantos outros que escolheram ser pontes novas também!

Artigo escrito por Maria Inês Passos Pereira Bueno, aluna do sétimo período de Biblioteconomia do UNIFOR-MG.

O artigo não foi publicado na íntegra.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024