icone buscar
Bibliotecário: ponte entre usuário e informação

Bibliotecário: ponte entre usuário e informação

segunda-feira, 09 de março de 2009.
Bibliotecário: ponte entre usuário e informação

Talvez, você se pergunte: por que comparar um bibliotecário a uma ponte? Eu poderia lhe dar minhas razões. Uma ponte é uma construção sólida, confiável, estruturada, a partir de materiais selecionados para suportar grande pressão, peso e movimento. Além disso, tem a função de ligar margens opostas, encurtar caminhos, favorecer encontros. Então, é possível caminhar sobre ela para se chegar do outro lado e obter o que tanto se deseja. Por isso, a analogia.

 

O bibliotecário é um profissional que, por excelência, precisa ser confiável, bem preparado, especialmente estruturado para cumprir, com eficiência e eficácia, sua missão: ligar o usuário à informação e isso é um processo demasiadamente dinâmico, contínuo, que muito vai exigir deste profissional.

 

Além disso, nos tempos tecnológicos nos quais vivemos, pode até parecer que a figura do bibliotecário seja prescindível, mas o que se vê é o contrário: quanto mais tecnologia e mais volume de informação, mais as pessoas precisam umas das outras para tomar a decisão certa, fazer a escolha ideal.

 

Por essência, somos seres sociáveis, ou seja, é vital para nossa sobrevivência que compartilhemos a vida em todas as suas nuances, logo, na busca pela informação, muitas pessoas até vão atingir a outra margem sem a ajuda de um bibliotecário, vão atravessar o rio a nado, por exemplo, e isto é mesmo salutar, pois muitos estão preparados para seguirem sozinhos. Mas o bibliotecário existe para aqueles que necessitam de apoio na caminhada, precisam de um suporte para ir até o objetivo almejado. Muitas pessoas sempre vão querer contar com sua ajuda, fazer com que ele, que se preparou para ajudá-la, perceba que seu esforço tem valor de vida.

 

Um bibliotecário é alguém que gasta-se, consome-se, dia a dia, para que aqueles que estão ávidos por informações, por crescimento, por melhoria de vida, possam, sem demora e com segurança, alcançarem o tão sonhado "lugar ao sol". Um bibliotecário é alguém que vai estar sempre à espera daquele que desejar sua ajuda, pois sua felicidade é o bem de todos.

 

No dia 12 de março, comemora-se o Dia do Bibliotecário. Sendo assim, gostaria de parabenizar a todos aqueles que já são estas pontes, por muitos anos, e a tantos outros que escolheram ser pontes novas também!

 

Artigo escrito por Maria Inês Passos Pereira Bueno, aluna do sétimo período de Biblioteconomia do UNIFOR-MG.

 

O artigo não foi publicado na íntegra.

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo