Biblioteca Estação do Trabalhador
quinta-feira, 18 de outubro de 2007.O projeto é desenvolvido pela bibliotecária do UNIFOR-MG, Regina Célia Reis Ribeiro, por intermédio da articulação com empresas formiguenses, que buscam a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. O acervo disponibilizado procura atender às necessidades do público atendido e, para isso, segundo a bibliotecária, “é feita, antecipadamente, uma pesquisa para levantamento do perfil dos usuários e demanda de interesses”.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, do UNIFOR-MG, Vigínia Vaz, “o principal objetivo do projeto é mediar a informação ao usuário, visando ao desenvolvimento e bem-estar próprio, que serão refletidos no trabalho e na comunidade”. Segundo a coordenadora, que sempre apoiou o projeto, “informar, debater e resgatar o conhecimento é o grande desafio do bibliotecário, pois os usuários encontram, à sua volta, um mundo de novidades e movimento. É preciso saber identificar a informação necessária para transformá-la em conhecimento”, afirmou.
A coordenadora disse, ainda, que “a Biblioteca Ângela Vaz Leão estende, à comunidade, seus serviços, buscando fazer a mediação entre informação e conhecimento, representando um agente de transformação social”.
De acordo a bibliotecária Regina, “o projeto pretende atuar, em cada empresa que o recebe, durante seis meses. Porém, caso a demanda seja muito grande, podemos permitir que a caixa-estante permaneça até um ano”.
Empréstimos
A aluna do sexto período de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Michele Silva Melo, será a estagiária responsável pelos empréstimos, que poderão ser feitos toda segunda-feira, das 15:30 h às 15:45 h.