Biblioteca Ângela Vaz Leão oferece serviços diferenciados aos usuários

sexta-feira, 22 de maio de 2009.
Biblioteca Ângela Vaz Leão oferece serviços diferenciados aos usuários

Os links estão disponibilizados no endereço eletrônico do UNIFOR-MG e facilitam o acesso à informação

A Biblioteca Ângela Vaz Leão disponibiliza, no link Bibliotecas, no site do UNIFOR-MG: www.uniformg.edu.br, alguns serviços que têm como finalidade oferecer aos alunos elementos para uma pesquisa eficiente na Internet, utilizando ferramentas específicas, fontes confiáveis e um caminho mais curto para encontrar a informação desejada.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Virgínia Alves Vaz, as bibliotecas têm vivenciado rápidas transformações em seus serviços, pela incorporação das tecnologias de informação e, por isso, devem se adequar para disponibilizar, de forma ágil e eficaz, os novos recursos informacionais. "O papel que os bibliotecários assumem hoje é o de disseminar a informação, em formatos variados. Desde 2007, a Biblioteca cria instrumentos para possibilitar aos usuários alcançar seus objetivos na pesquisa acadêmica e na elaboração de trabalhos", diz.

A coordenadora explica que, a cada avanço tecnológico, a educação de usuários torna-se mais importante. "A busca pela informação é um processo intelectual, que começa com uma lacuna entre o que o usuário sabe e o que necessita saber e também com questionamentos que levam à procura de respostas, ou seja, o processo de busca de informação é, essencialmente, um processo de construção de conhecimento. Por isso, a Biblioteca quer capacitar os usuários a saber identificar, buscar, localizar, avaliar e selecionar a melhor informação, refletindo e escolhendo a alternativa mais pertinente, estando apto a construir seu conhecimento e tornando-se capaz, até mesmo, de intervir no processo de construção do conhecimento de outras pessoas", explica.

Serviços

Os arquivos e hiperlinks disponibilizados pela Biblioteca Ângela Vaz Leão no site são:

• Fontes de Informação na Internet: oferece dicas de como efetuar uma pesquisa acadêmica com eficiência e também critérios para avaliar as fontes consultadas;
  • Lista de Periódicos Eletrônicos: organizada por curso, oferece somente revistas científicas que disponibilizam texto integral, gratuitamente;
  • Normalização de Trabalhos Acadêmicos: arquivo com as principais informações sobre a apresentação gráfica de trabalhos;
  • Sites Interessantes: indica sites e portais, em várias áreas do conhecimento, que poderão encurtar a busca, além de serem ótimas fontes de informações.

Os serviços estão disponíveis em tempo integral, no endereço eletrônico do UNIFOR-MG. Para acessá-los, clique no link Bibliotecas e consulte os arquivos eletrônicos listados.

{mosimage}

ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZAM COLHEITA DE VERDURAS NO CLUBE UNIFOR
19 de junho de 2024

ALUNOS E EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO FORAM APROVADOS NO EXAME DA OAB