
SICOOB CREDIFOR RECEBE PROJETO UNIFOR EDUCA-DOR
segunda-feira, 30 de outubro de 2023.
Foi realizado nos dias 20/10; 23/10 e 25/10 edições do projeto UNIFOR EDUCA-DOR no Sicoob Credifor. Os encontros foram distribuídos em três para atender a todos os pontos de atendimento.
Participaram da atividade 62 funcionários e também 8 acadêmicos do 10º período que contribuíram no desenvolvimento do projeto, acompanhados do Coordenador do Projeto e Supervisor do Estágio, Prof. Dr. André Carvalho Costa.
Atividades Desenvolvidas incluíam Técnicas de Ensino Aprendizagem específicas para Educação em Dor e Prática de Relaxamento.
A recepção da equipe do UNIFOR feita pela empresa foi realizada por Fernanda Souza Oliveira, funcionária do Departamento de Recursos Humanos da Cooperativa. Os funcionários foram participativos e interessados com as atividades propostas durante os encontros.
Para exercer bem suas atividades no ambiente laboral, os colaboradores devem tentar da melhor forma possível manter sua saúde física, mental e social equilibrada. Isso refletirá diretamente em sua produtividade e qualidade de vida. Outro ponto importante, é que os funcionários nas variadas tarefas que executam, precisam treinar suas capacidades físicas e mentais para suportarem a demanda de trabalho.
A dor musculoesquelética pode acometer qualquer trabalhador, seja pelo excesso de demandas; dupla jornada de trabalho; falta de tempo para se exercitar; sobrecarga psicológica e outros fatores. Isso pode gerar um desequilíbrio biopsicossocial e acarretar vários problemas de saúde.
Portanto, entender os novos conceitos da dor, é fundamental para que os funcionários aprendam sobre o problema e consigam controlar, prevenir e superar melhor, eventuais crises dolorosas agudas ou crônicas que possam aparecer ao longo da trajetória de trabalho. Esse aprendizado possibilita o desenvolvimento de um maior engajamento, enfrentamento e manejo dessa condição de saúde tão preocupante.
Esta foi a última edição do projeto realizada neste ano. As próximas edições serão realizadas a partir de 2024.