Aula Inaugural no Laboratório de Metrologia

sexta-feira, 21 de novembro de 2008.
Aula Inaugural no Laboratório de Metrologia

A aula inaugurou um novo laboratório no campus, voltado para os alunos da Engenharia de Produção

Foi realizada, no último dia 19, no terceiro e quarto horários, a Aula Inaugural do Laboratório de Metrologia. A aula contou com a participação dos alunos do sétimo período do curso de Engenharia de Produção e foi coordenada pela professora Luciana Batista Lima. O coordenador do curso, Prof. Marcelo Carvalho Ramos, também esteve presente.

A aula foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, a professora apresentou os novos aparelhos aos alunos e explicou suas funcionalidades. Após a explanação, os acadêmicos partiram para a prática e utilizaram os equipamentos adquiridos.

O novo laboratório, que fica no Prédio 01 do campus, é voltado ao curso de Engenharia de Produção e utilizará as mesmas dependências do Laboratório de Física, porém, com novos e modernos equipamentos. Para o coordenador do curso, “é muito importante a criação desse novo laboratório, que irá permitir aulas práticas aos alunos da Engenharia de Produção, que irão se formar no primeiro semestre de 2009. O local irá permitir uma aproximação maior entre os futuros profissionais e o dia-a-dia dos engenheiros”, explica.

O que é Metrologia
O termo metrologia é definido no Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM) como a Ciência da Medição, atividade que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou da tecnologia.

De acordo com o coordenador, a importância dos estudos dos resultados de medição e, conseqüentemente, da metrologia, deve-se, principalmente, ao processo de globalização, uma vez que o resultado da medição pode ser definido como um dos parâmetros essenciais de comercialização de produtos. “É possível estabelecer uma interdependência entre metrologia, normalização e qualidade, que deve ser obedecida de forma a assegurar, a qualquer empresa, a competitividade internacional. Portanto, a metrologia, através dos órgãos responsáveis, estabelece condições de qualificação de produtos, fundamentando-se em normas técnicas, procedimentos e/ou especificações, visando à obtenção de produtos que satisfaçam às necessidades do mercado consumidor. Dessa forma, é capaz de assegurar tanto a qualidade do produto como preservar o nome da empresa, de forma a mantê-la no competitivo mercado atual”, explica.

{mosimage} {mosimage}

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO