ÂNGELA VAZ LEÃO, UMA DAS CRIADORAS DA BIBLIOTECA DA FUOM, CHEGA AOS 100 ANOS EM PLENA ATIVIDADE INTELECTUAL

terça-feira, 04 de outubro de 2022.

Incansável batalhadora pela instalação da Fundação Educacional de Formiga (antiga Universidade do Oeste de Minas, hoje FUOM), a Profa. Ângela Tonelli Vaz Leão completou cem anos no último sábado. A biblioteca da Instituição, criada em 1966, leva o seu nome. Ela foi criada em uma reunião entre o Dr. Arnaldo de Senna e pessoas ligadas à educação e à criação da Universidade do Oeste de Minas. Nesse encontro, surgiu a homenagem à professora formiguense.

A docente é uma das grandes referências latino-americanas no campo da literatura medieval – em particular, no que concerne à poesia galego-portuguesa do rei-poeta Dom Afonso X, da qual é contumaz analista e tradutora. Foi a primeira diretora da Faculdade de Letras (1969-1973) da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras atividades profissionais de destaque. Já não frequenta os campi universitários, mas de casa lidera um grupo de pesquisa especializado na obra poética de Dom Afonso X.

Segundo a coordenadora da Biblioteca da FUOM, Virginia Vaz, o acervo inicial era composto por doações que vieram de diversas editoras, professores e instituições. Ela contou que Ângela Vaz Leão foi grande doadora de livros no começo, além de ter prestado valiosa assistência na estruturação da Universidade do Oeste de Minas – futura FUOM. Com o desenvolvimento e criação de novos cursos, o acervo cresceu e hoje tem mais de noventa mil itens.

Virginia Vaz ressaltou que a homenageada é uma mulher à frente de seu tempo, inteligente, determinada, dinâmica, que vive e viveu para lecionar e lutar pela educação. “Em um cenário de poucos recursos materiais e profissionais, ela concretizou parcerias e apoios imprescindíveis para que o projeto de uma universidade em Formiga se tornasse realidade. Como maneira de homenagear a mulher e professora incrível que muito contribuiu para nossa história, a biblioteca do UNIFOR-MG/FUOM recebeu seu nome”.

Notícia produzida com informações da UFMG

Retrato de Ângela Vaz Leão: marca de excelência / Ilustração: Gabriel Lisboa sobre imagem da PUC TV Minas

BIBLIOTECA VIRTUAL DO UNIFOR-MG CONTA COM RICO ACERVO DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

UNIFOR-MG DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO PARA LABORATÓRIOS, CLIFOR E CLIMVET