Alunos são premiados em evento de Direito Internacional

quarta-feira, 31 de outubro de 2007.
Alunos são premiados em evento de Direito Internacional
Mais de vinte estudantes do UNIFOR-MG participaram do Mundhi, em Divinópolis, e foram destaque no evento

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, 22 alunos do curso de Direito do UNIFOR-MG participaram do Mundhi 2007, em Divinópolis/MG, na FADOM (Faculdades do Oeste de Minas Gerais). O evento tem como objetivo oferecer, aos participantes, uma noção a respeito dos tratados internacionais que tramitam, referentes a direitos humanos, e conscientizá-los sobre a defesa desses direitos.

Um dos alunos do UNIFOR-MG, Antonio de Castro Neto, do sexto período, recebeu, pela segunda vez consecutiva, premiação de destaque entre os melhores participantes da simulação do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo ele, “é extremamente importante os assuntos trabalhados no Mundhi, pelo fato de exporem os direitos humanos, regulados por lei, em face dos últimos acordos internacionais. Isso amplifica a visão do aluno, em relação ao direito internacional, já que, no evento, ele não recebe teorias, mas aprende o funcionamento na prática”.

O aluno fala, também, sobre a importância da preparação: “Assim como no ano passado, foi muito gratificante participar do evento. Dessa vez, estava mais experiente e mais concentrado em relação ao caso, fato que contribuiu bastante para minha boa participação. O fato de ir para ser um debatedor faz com que o aluno insista em ser o primeiro, em mostrar qualidade no trabalho, assim como os juizes, advogados, promotores e diplomatas que atuam nas áreas simuladas pelo evento. Essa edição do Mundhi foi um teste para os alunos do UNIFOR-MG e um impulso para novas idéias”, disse.

Segundo ele, o curso de Direito do UNIFOR-MG tem interesse em sediar o evento. “Entendo que o empenho demonstrado pelos alunos envolvidos no evento faria com que o Mundhi ganhasse mais destaque, tornando-o visado em Minas Gerais e no Brasil, divulgando o nome do Centro Universitário e, consequentemente, valorizando, ainda mais, os profissionais nele formados”, afirmou.

Mundhi 2007
O Mundhi é promovido pela Humanitas-MG (Associação Mineira de Direitos Humanos, Segurança e Solução de Conflitos) e permite simulações de órgãos da ONU e da OEA (Organização dos Estados Americanos), possui Cortes Internacionais, com julgamentos de crimes fictícios, e, também, Conselho de Segurança, onde são propostas resoluções para conflitos em países ameaçados ou que estão em guerra civil.

O evento contou com a participação de outras instituições de ensino superior: PUC (Pontifícia Universidade Católica) – Arcos/MG; FASPI (Faculdade São Francisco de Piumhi/MG); FADOM; e Newton Paiva – Belo Horizonte/MG. Além de alunos, várias autoridades participaram do encontro, entre elas, professores de Direito Internacional, como o professor Alexandre Lopes, responsável pelo evento.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”