ALUNOS PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG

quarta-feira, 09 de novembro de 2022.
ALUNOS PARTICIPAM DE JÚRI SIMULADO DO CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG

Acadêmicos do 2°, 8° e 10° períodos do curso de Direito participaram, no dia 26 de outubro, do Júri Simulado. A atividade ocorreu no Fórum Magalhães Pinto, da Comarca de Formiga. O projeto está vinculado essencialmente às ações desenvolvidas no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e em sala de aula.

A Profa. Ma. Adriana Prado disse que o objetivo principal é oportunizar a compreensão do fenômeno criminal e o ritual que marca todas as etapas do procedimento do júri para a apuração de um crime doloso contra a vida. O trabalho é multidisciplinar e envolve as disciplinas Processo Penal, Direito Penal e Prática Penal.

De acordo com a docente, a iniciativa mostra na prática a dinâmica do Tribunal do Júri, como funciona o conselho de sentença, e que tudo é feito exatamente como acontece, no mesmo ambiente, com o sorteio de jurados, e com a mesma seriedade.

O Prof. Dr. Altair Resende Alvarenga, que é Juiz da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Formiga, contou que dessa vez o caso utilizado como exemplo aconteceu em uma cidade próxima a Formiga, quando quatro pessoas foram acusadas de um homicídio simples.

Segundo o entrevistado, o Núcleo de Práticas Jurídicas distribuiu o caso aos acadêmicos do 10° período que fizeram a acusação e aos do 8° que fizeram a defesa. Os alunos do 2° período compuseram o conselho de sentença, desempenhando a função de jurados.  “Os alunos tiveram formação teórica em Processo Penal, em Prática Jurídica, em Direito Penal e agora eles puderam verificar à luz do caso concreto, com a explicação de todas as etapas do Tribunal do Júri, como efetivamente funciona o tribunal do povo”.

O Prof. Me. André Hostalácio Freitas, Coordenador do NPJ, destacou a importância da atividade para os alunos como forma de experienciar uma das mais intrigantes áreas do conhecimento do Direito. “A teoria aliada à prática é a melhor receita do sucesso, por isso o Júri Simulado é uma atividade fixa no cronograma do curso de Direito!”

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”