
ALUNOS PARTICIPAM DA V SEMANA ACADÊMICA DE MEDICINA VETERINÁRIA NO UNIFOR-MG
segunda-feira, 20 de novembro de 2023.
Os alunos do curso de Medicina Veterinária participaram nos dias 13 e 14 de novembro da V Semana Acadêmica de Medicina Veterinária no UNIFOR-MG. O evento trouxe palestras e minicursos de diversos temas da área para contribuir no repertório dos alunos e na preparação para o mercado de trabalho.
O mediador Mozair José Pinto, que atua na área de assistência técnica na produção de queijos e representa a EMATER-MG, comentou que a área da produção de queijo é uma das áreas em que o médico veterinário pode se inserir, pois ele trabalha com a produção animal, com a reprodução, alimentação, saúde do animal e também com a parte de inspeção sanitária dos alimentos que nós consumimos.
A palestra sobre queijos também contou com a presença de Filipe Samir, médico veterinário e produtor do Queijo da Santa, que em meio a sua trajetória entrou no mercado de produção de queijos e, inclusive, teve um queijo premiado na França com medalha de bronze. Ele levantou argumentos fortes voltados para incentivar os alunos do curso de Medicina Veterinária a verem o empreendedorismo também como uma opção.
Tarcizio de Paula, professor da Universidade Federal de Viçosa – UFV, apresentou aos alunos temas voltados para a relação do homem com os animais e abordou também sobre animais silvestres, que é uma área diferenciada para que o aluno possa atuar no mercado de trabalho e se destacar. Segundo ele: “Atuar com o animal silvestre, que é a base para ambas as palestras, é um mercado crescente para os veterinários. Essa área tem sido deixada de lado por muitos anos, mas agora está vindo com muita força. Então, qualquer assunto que releve sobre fisiologia dos animais silvestres agrega para eles botarem em prática na própria profissão. Tem muitas vertentes da veterinária que atuam com animais silvestres”.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio, falou um pouco sobre o evento e a sua organização: “Nesse evento a gente sempre tenta trazer alguma coisa diferente ou nova para os alunos. Sempre estamos abordando conteúdos que já falamos em sala de aula, mas com maior profundidade agora. Buscamos trazer nomes de peso, professores de universidades federais e pessoas que são especialistas em alguma área de atuação para trazer uma novidade ou um aprofundamento. Os nossos alunos saem com o que tem de mais novo dentro daquela área temática, pois eles tem contato com palestras atuais dentro do que eles gostam ou dentro do que a gente entende que está defasado e que eles podem aprofundar mais para ter um belo conhecimento”.
A aluna do 8º período do curso Alessandra Vilano falou um pouco sobre a sua perspectiva de aluna, onde explicou que participar de palestras e eventos como este permite aos alunos ter contato com outras formas de aprendizado que prendem a atenção de uma maneira diferente. Ela acrescentou que o evento traz temas que permitem aos discentes ter um melhor direcionamento sobre o mercado de trabalho, uma vez que as palestras trazem um conteúdo novo que desperta interesse e curiosidade.
O palestrante Anibal Verseci trouxe uma apresentação sobre o tipo de leite A2, que entrou no mercado brasileiro há cerca de 2 anos e contém na sua composição a proteína Beta Caseína apenas do tipo A2, que pode contribuir para uma digestão mais fácil. Ele comentou: “No mercado mundial é o tipo de leite que mais está crescendo e com certeza conhecer e saber o que é e como funciona é uma contribuição interessante para o profissional entrar no mercado sabendo de um assunto novo e que pode trazer benefícios para a cadeia produtiva”.
As atividades ocorreram também na Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG, no Laboratório de Microbiologia e no Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, onde os alunos puderam acompanhar de perto algumas práticas que foram apresentadas pelos profissionais.