ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPAM DE CONGRESSO DE FISIOTERAPIA

quarta-feira, 29 de março de 2023.
ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPAM DE CONGRESSO DE FISIOTERAPIA

Cerca de quarenta discentes do 5°, 7° e 9° períodos de Fisioterapia participaram, nos dias 18 e 19 de março, em Divinópolis, do III Congresso de Fisioterapia do Centro-Oeste Mineiro (CONFICOM). O Prof. Me. Wellerson Costa Faria (coordenador da graduação), o Prof. Dr. André Carvalho Costa (Diretor do Congresso) e o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco também prestigiaram o evento. O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Dr. Anderson Luís Coelho, fez a abertura com a “Importância da Politização do Fisioterapeuta”.

O Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco afirmou que profissionais renomados abordaram diversos temas, tais como: “Aplicação da Classificação Brasileira de Diagnóstico Fisioterapêutico (CBDF) nas Disfunções Musculoesqueléticas”; “Dor Crônica: Passado, Presente e Futuro”; “Quiropraxia e Dor Musculoesquelética: Prática além da Subluxação”; “Sistema de Classificação em Subgrupos”; “Ultrassom: A Evolução da Medicina Junto à Tecnologia”. Houve os debates: “Osteopatia x Quiropraxia x Fisioterapia Manipulativa – Evidência ou Prática Integrativa e Complementar?”; “Manejo Multidisciplinar da Dor” e “Abordagem Fisioterapêutica na Dor e Funcionalidade do Pós-Operatório de Joelho”.

De acordo com o entrevistado, a iniciativa permitiu o encontro dos discentes e professores do UNIFOR-MG para compartilhar conhecimento e ciência com fisioterapeutas de destaque no cenário nacional. Salientou que foram dois dias de intensa convivência e aprendizado sobre fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Ao final das ações, ocorreu a apresentação de estudos científicos de alta qualidade e, entre os três melhores, dois são oriundos do grupo de pesquisas do Centro Universitário de Formiga. A acadêmica Fernanda Oliveira Coutinho (9º período) levou o primeiro lugar com o trabalho “Principais Ajustes Realizados no Bike Fit”. O egresso Matheus Augusto dos Santos ficou em terceiro com a “Prevalência de Queixas nos Joelhos em Ciclistas de Diferentes Modalidades”.

O docente disse que a equipe sempre visa os melhores resultados. Ressaltou como o processo é trabalhoso, minucioso, sistemático e que vários fatores devem ser considerados nas diferentes etapas. “Tudo é analisado e executado com extrema cautela. Nada é feito em busca de reconhecimento, mas, com esse retorno da comunidade científica, ficamos felizes e animados para a produção de uma ciência cada vez melhor. Um grande diferencial é o apoio do UNIFOR-MG à pesquisa, visto com excelentes olhos por pesquisadores de outras instituições nos congressos”.

Grupo de pesquisas do Centro Universitário de Formiga

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC