icone buscar
ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPAM DE CONGRESSO DE FISIOTERAPIA

ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPAM DE CONGRESSO DE FISIOTERAPIA

quarta-feira, 29 de março de 2023.
ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPAM DE CONGRESSO DE FISIOTERAPIA

Cerca de quarenta discentes do 5°, 7° e 9° períodos de Fisioterapia participaram, nos dias 18 e 19 de março, em Divinópolis, do III Congresso de Fisioterapia do Centro-Oeste Mineiro (CONFICOM). O Prof. Me. Wellerson Costa Faria (coordenador da graduação), o Prof. Dr. André Carvalho Costa (Diretor do Congresso) e o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco também prestigiaram o evento. O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Dr. Anderson Luís Coelho, fez a abertura com a “Importância da Politização do Fisioterapeuta”.

O Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco afirmou que profissionais renomados abordaram diversos temas, tais como: “Aplicação da Classificação Brasileira de Diagnóstico Fisioterapêutico (CBDF) nas Disfunções Musculoesqueléticas”; “Dor Crônica: Passado, Presente e Futuro”; “Quiropraxia e Dor Musculoesquelética: Prática além da Subluxação”; “Sistema de Classificação em Subgrupos”; “Ultrassom: A Evolução da Medicina Junto à Tecnologia”. Houve os debates: “Osteopatia x Quiropraxia x Fisioterapia Manipulativa – Evidência ou Prática Integrativa e Complementar?”; “Manejo Multidisciplinar da Dor” e “Abordagem Fisioterapêutica na Dor e Funcionalidade do Pós-Operatório de Joelho”.

De acordo com o entrevistado, a iniciativa permitiu o encontro dos discentes e professores do UNIFOR-MG para compartilhar conhecimento e ciência com fisioterapeutas de destaque no cenário nacional. Salientou que foram dois dias de intensa convivência e aprendizado sobre fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Ao final das ações, ocorreu a apresentação de estudos científicos de alta qualidade e, entre os três melhores, dois são oriundos do grupo de pesquisas do Centro Universitário de Formiga. A acadêmica Fernanda Oliveira Coutinho (9º período) levou o primeiro lugar com o trabalho “Principais Ajustes Realizados no Bike Fit”. O egresso Matheus Augusto dos Santos ficou em terceiro com a “Prevalência de Queixas nos Joelhos em Ciclistas de Diferentes Modalidades”.

O docente disse que a equipe sempre visa os melhores resultados. Ressaltou como o processo é trabalhoso, minucioso, sistemático e que vários fatores devem ser considerados nas diferentes etapas. “Tudo é analisado e executado com extrema cautela. Nada é feito em busca de reconhecimento, mas, com esse retorno da comunidade científica, ficamos felizes e animados para a produção de uma ciência cada vez melhor. Um grande diferencial é o apoio do UNIFOR-MG à pesquisa, visto com excelentes olhos por pesquisadores de outras instituições nos congressos”.

Grupo de pesquisas do Centro Universitário de Formiga

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo