Alunos do UNIFOR-MG visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu e Parque Nacional de Iguaçu - UNIFOR-MG
icone buscar
Alunos do UNIFOR-MG visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu e Parque Nacional de Iguaçu

Alunos do UNIFOR-MG visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu e Parque Nacional de Iguaçu

sexta-feira, 23 de outubro de 2009.
Alunos do UNIFOR-MG visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu e Parque Nacional de Iguaçu

 
 
Entre os dias 11 e 13 de outubro, 25 alunos do UNIFOR-MG, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, fizeram uma viagem a cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Na ocasião, os estudantes visitaram a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu e o Parque Nacional de Iguaçu.

Entre os dias 11 e 13 de outubro, 25 alunos do UNIFOR-MG, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, fizeram uma viagem a cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Na ocasião, os estudantes visitaram a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu e o Parque Nacional de Iguaçu.
O professor Wander Lopes, responsável pela visita técnica, explicou que, no primeiro dia, o grupo cruzou a fronteira e visitou o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, onde os alunos puderam conhecer a exuberância das cataratas do Rio Iguaçu, bem como a biodiversidade que as rodeia.
O segundo dia da visita foi na Hidrelétrica Binacional de Itaipu (cuja energia produzida serve ao Brasil e ao Paraguai). Segundo o professor, na oportunidade, os estudantes puderam ver o Refúgio Biológico, onde biólogos e profissionais afins executam um projeto de conservação da flora e fauna local. Neste local, os alunos verificaram quais os impactos ambientais que uma empresa deste porte, que é a maior do mundo em geração de energia, causa na região e quais medidas aplicadas para tentar minimizar estes impactos no meio ambiente. Os acadêmicos fizeram, ainda, um circuito especial, que é um passeio pelas áreas externas e internas da usina e assistiram ao funcionamento das turbinas geradoras de energia.
No terceiro e último dia, os alunos foram ao Parque das Aves, uma área ambiental temática que alia turismo ecológico à preservação ambiental. O Parque é composto por um borboletário, viveiros de aves, sagüis, beija-flores e por um setor de répteis. Em seguida, seguiram para o Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação brasileira, onde estão os conjuntos de cataratas considerados os mais bonitos do planeta.
O professor Wander comentou que esta viagem foi uma excelente oportunidade de aprendizado e conhecimento, na qual todos puderam tomar consciência de quais medidas de sensibilização e educação ambiental são necessárias para conservar este Patrimônio Mundial, tombado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1984.

 

 

{mosimage} 

Os estudantes de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, na entrada da Hidrelétrica Binacional de Itaipu

 

fique por dentro

II AGROXPERIENCE RECEBERÁ ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
11 de outubro de 2024

II AGROXPERIENCE RECEBERÁ ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR SOBRE SUBJETIVIDADES MARCADAS PELA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
11 de outubro de 2024

ALUNOS DE PSICOLOGIA PARTICIPARÃO DE WEBINAR SOBRE SUBJETIVIDADES MARCADAS PELA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

DOAÇÃO – APAE
11 de outubro de 2024

DOAÇÃO – APAE

Pular para o conteúdo