
ALUNOS DO EAD DO UNIFOR-MG REALIZAM PALESTRAS PRESENCIAIS COM IMPACTO SOCIAL
terça-feira, 15 de julho de 2025.
O Centro Universitário de Formiga promoveu, por meio da disciplina de Extensão III, uma série de palestras presenciais conduzidas pelos alunos da modalidade Educação a Distância (EaD). A iniciativa teve como objetivo levar conhecimento acadêmico e reflexões relevantes à comunidade local, fortalecendo o vínculo entre universidade e sociedade.
Sob coordenação da Profa. Me. Fernanda Maria do Couto e com tutoria da Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Pedagogia protagonizaram apresentações em diversos espaços, como escolas, academias, empresas e ambientes comunitários.
Entre os destaques, as alunas Júlia Lara Almeida Martins e Vanessa Aparecida Alves, do curso de Administração EaD, abordaram o tema “Reino Organizado: a Jornada do Pequeno Administrador”, utilizando uma linguagem lúdica para ensinar noções básicas de gestão a crianças. Ao final da apresentação, entregaram um selo de “Pequeno Administrador” como forma de reconhecimento pela participação e aprendizado. A proposta reforça a importância de ensinar desde cedo o gerenciamento de recursos, promovendo habilidades que impactam diretamente a vida adulta.
Outro grupo, formado por alunos de Educação Física EaD, trouxe à tona o tema “Sedentarismo na Adolescência: como a falta de exercício afeta o corpo”, abordando os riscos da inatividade física entre os jovens. Participaram da ação os estudantes Luciano Ferreira Nunes, Paulo Henrique Pereira Melo, Mikaela Amanda Costa Nunes, Taiana Luiza Souza Terra, Thaís Júnia Rodrigues Alves e Welington Souza dos Santos. A apresentação enfatizou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertam para a possibilidade de quase 500 milhões de pessoas desenvolverem doenças decorrentes do sedentarismo até 2030.
Já as alunas Daniela Alessandra, Gisele Azará, Gabriela Silveira, Júlia Coutinho e Josiana Rodrigues, dos cursos de Administração e Pedagogia EaD, exploraram o universo das emoções com a palestra “Os superpoderes da emoção”, inspirada nos personagens do filme Divertidamente. A atividade destacou como a compreensão e o gerenciamento emocional são essenciais tanto para a vida pessoal quanto profissional, favorecendo o equilíbrio e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
A educação financeira também teve espaço entre os temas apresentados. O grupo formado por Isadora Arantes Rodrigues, Camila Martins Moreira Morais, Núbia Douglas Costa, Juliana Cristina Melo e Isabela Silva Borges, do curso de Ciências Contábeis EaD, discutiu a importância da “Educação Financeira nas Organizações”. A palestra ressaltou como a gestão consciente das finanças pessoais contribui para o bem-estar individual e coletivo, aumentando a produtividade e promovendo ambientes de trabalho mais saudáveis.
A professora Fernanda Maria do Couto destacou a relevância das ações: “A iniciativa dos nossos alunos exemplifica como o conhecimento acadêmico gera impacto real e imediato na comunidade”. Segundo ela, “os projetos desenvolvidos no primeiro semestre de 2025 evidenciam a capacidade da universidade de transformar teoria em prática, com resultados concretos”.
A tutora Dra. Jussara Oliveira também elogiou os trabalhos, reforçando que “cada ação extensionista germina, cresce e frutifica em benefícios tangíveis para a sociedade”. Para ela, essas iniciativas mostram a essência da educação, que vai além da sala de aula e se concretiza na transformação social.
A gestora do EaD da Unifor-MG, Me. Christiane Pereira Rocha Sousa, destacou que os exemplos apresentados são apenas uma amostra da qualidade e da relevância dos projetos desenvolvidos. “Todos os projetos foram fundamentais para destacar a importância da Extensão no EaD em nossa instituição”, afirmou.
As atividades extensionistas presenciais desenvolvidas pelos alunos do EaD reforçam o compromisso do UNIFOR-MG com a formação integral, pautada no engajamento social e na aplicação prática do conhecimento acadêmico em benefício da comunidade.