
Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Marketing visitam agências de publicidade e propaganda
sexta-feira, 25 de outubro de 2013.
Os alunos do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Marketing realizaram, no dia 18 de outubro, duas visitas técnicas em Belo Horizonte. As visitas foram nas agências Fábrika Comunicação Integrada e Probrasil Propaganda, sob a orientação do Prof. Isaac D’Leon, que ministra a disciplina de Publicidade e Propaganda.
Os alunos do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em
Marketing realizaram, no dia 18 de outubro, duas visitas técnicas em Belo
Horizonte. As visitas foram nas agências Fábrika Comunicação Integrada e
Probrasil Propaganda, sob a orientação do Prof. Isaac D’Leon, que ministra a
disciplina de Publicidade e Propaganda.
No início da visita, na agência Fábrica Comunicação
Integrada, o diretor executivo fez uma explanação sobre a origem da televisão
no Brasil, como ocorre a funcionalidade das mídias, explicou a origem do nome
da empresa, história, organização e departamentalização. Em seguida, destacou
os principais clientes, como, por exemplo, Vale, Criança Esperança, Claro, MMX
(empresa de mineração do Eike Fuhrken Batista) etc.
Os alunos visitaram toda a empresa. O que chamou mais a
atenção foi o departamento de criação, onde a designer mostrou as ferramentas
utilizadas e os portifólios dos produtos/serviços da empresa.
A outra agência, Probrasil Propaganda, trabalha com
publicidade de varejo. A diretora executiva falou da origem da empresa e do
grupo de comunicação, posição no mercado, funcionalidade, do novo segmento que
será lançado e das premiações.
A agência faz parte de um grupo de comunicação completo. As
empresas que compõem o grupo são Stetik (especializada em design estratégico),
PDV Brasil (arquitetura de varejo), Casanarvore (produtora de filmes e vídeos).
O principal cliente mencionado foi a Ricardo Eletro, para a qual a agência faz
toda a propaganda televisiva, produção de jornais promocionais, folhetos,
panfletos, banners, outdoors e anúncios para rádio. Outros clientes retratados
na visita foram Le biscuit e Abc da construção.
Para a aluna Alexandra Rezende Silva, “a visita foi
importante, pois visualizou a relação entre a teoria e a prática. Um ponto que
merece ser comentado é a atuação dos profissionais de marketing em várias áreas
distintas e despertou maior interesse pelo curso ver a atuação promissora
desses no mercado. Na capital mineira, foi possível ver as técnicas de
marketing sendo colocadas em prática em vários pontos na cidade, como, por
exemplo, ônibus, outdoors, prédios,
rádio, televisão, dentre outros”.
De acordo com o Prof. Isaac D’Leon, "foi uma excelente
oportunidade de aprendizado para os alunos. Eles puderam conhecer a realidade
das agências nos grandes centros, conhecer in loco a estrutura de uma agência, tirar dúvidas com
profissionais de referência no mercado e conhecer cases de sucesso".
O UNIFOR-MG apoia esse tipo de aprendizado além da sala de
aula porque acredita que há um enriquecimento no conhecimento dos alunos no
contato direto com o mercado.
{mosimage}
Os acadêmicos visitaram a agência Fábrika…
{mosimage}
…e também conheceram a agência Probrasil