
Alunos do Colégio de Aplicação participam de projeto sobre princípios sociais
quinta-feira, 18 de agosto de 2016.
Cerca de duzentos alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação assistiram, no dia 3 de agosto, ao filme “Escritores da Liberdade”. A exibição ocorreu no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e faz parte de um projeto que tem, dentre outros objetivos, levar os discentes à refletirem sobre temas diversos relacionados a princípios sociais, valores e ética.
A Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Profa. Celma Alves Fonseca, ressaltou ainda as seguintes metas das ações: trabalhar temas transversais de forma descontraída para maior atenção e participação dos estudantes; proporcionar momentos de interação entre alunos de diversas turmas e faixas etárias; despertar a sensibilidade dos estudantes para problemas sociais.
“Uma vez a cada bimestre é exibido para os alunos um filme cujo tema principal atinja a sensibilidade dos adolescentes e gere reflexões que contribuam para sua formação integral, que instigue sua sensibilidade e desperte o senso de cidadania”, explicou.
Quanto à escolha de “Escritores da Liberdade”, a Coordenadora Pedagógica argumentou que o drama destaca que a escola, através do papel do professor, pode tornar-se um instrumento forte de combate a um sistema social injusto e discriminatório, conduzindo seus alunos a projetarem objetivos para o futuro, a lidarem de forma madura com a realidade e a transformá-la significativamente.
Sobre os benefícios das atividades, a Profa. Celma Alves Fonseca enumerou os seguintes: proporciona ao aluno possibilidades de reflexão sobre temas como desigualdades nas classes sociais, racismo, desestrutura familiar, intolerância ao que é diferente, a funcionalidade das políticas públicas, exclusão social, dentre outros.
“Conduz também à reflexão sobre o seu futuro e mostra que o ser humano é ilimitado, pode ditar um novo trajeto para sua vida, conseguir ascensão social, através da educação e até mesmo quebrar os tabus e discriminações sociais existentes e que ditam quais raças, etnias ou gêneros estão fadados ao sucesso ou ao fracasso”, afirmou.
A Coordenadora Pedagógica disse ainda que o filme aguça a sensibilidade, o sentimento de fraternidade, de companheirismo, de luta por ideais e de como um professor pode modificar o futuro de seus alunos.