
Alunos de Fisioterapia realizam atendimentos na CLIFOR
segunda-feira, 29 de agosto de 2011.
A CLIFOR oferece serviços de saúde gratuitos à população de baixa renda de Formiga e região. Os atendimentos são feitos por acadêmicos, que contam com um ambiente adequado e aparelhos modernos para promover o melhor aos pacientes. Uma das áreas de tratamento oferecida é para pessoas que sofrem de DTM.
A CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR) oferece serviços de saúde gratuitos à população de baixa renda de Formiga e região. Os atendimentos são feitos por acadêmicos, supervisionados por professores, que contam com um ambiente adequado e aparelhos modernos para promover o melhor aos pacientes.
Uma das áreas de tratamento oferecida é para pessoas que sofrem de Disfunções Temporomandibulares (DTM). Segundo o supervisor do Estágio em Disfunção Crânio-mandibular (DCM) e dor orofacial, Prof. André Carvalho Costa, os alunos do 8o período de Fisioterapia são os responsáveis pelos atendimentos, que acontecem às sextas-feiras, das 14h15 às 18 horas. Ele comenta que “a CLIFOR, além de possuir equipamentos adequados e supervisores qualificados, possibilita aos acadêmicos receber conhecimentos baseados em evidências científicas, permitindo, portanto, que o paciente seja tratado de forma correta e segura”.
A procura pelos serviços é grande, porém, o professor alerta que ainda há vagas para pacientes que sofrem de DTM. “Para se tornar um paciente da CLIFOR, é necessário, primeiro, se cadastrar, pessoalmente, e, antes de dar início às atividades, passar por uma avaliação, feita por alunos do curso de Serviço Social. Somente pessoas comprovadamente de baixa renda podem ser atendidas na clínica.”
O Prof. André explica que a Fisioterapia representa um grupo de ações de suporte importantes para o reconhecimento do problema e o sucesso do tratamento. “Para isso, conta com a avaliação cinético-funcional da articulação e com várias técnicas de tratamento, específicas para proporcionar não só um alívio das condições sintomatológicas do paciente, mas também restabelecer a função normal do aparelho mastigatório e da postura do mesmo”.
O que são
As Disfunções Temporomandibulares (DTM) compreendem uma série de alterações funcionais que podem acometer a Articulação Temporomandibular (ATM), as musculaturas mastigatórias ou ambas simultaneamente. Os distúrbios internos da ATM são modalidades específicas de DTM que podem se manifestar, clinicamente, por ruídos articulares associados a movimentos mandibulares desarmônicos ou limitados e, frequentemente, dor. Sua etiologia e fisiopatologia ainda são desconhecidas, mas sugere-se que essas desordens possuam causas multifatoriais, podendo estar relacionadas à combinação de desequilíbrios de origem local, sistêmica, psicológica e emocional. Aproximadamente 60 – 70% da população mundial em geral tem, pelo menos, um sinal de disfunção, contudo, apenas um quarto das pessoas estão realmente cientes ou relatam algum sintoma e somente 5% procuram tratamento. Sendo assim, é importante procurar profissionais, como dentistas, médicos e fisioterapeutas, para que realizem o diagnóstico do problema e definam o melhor tratamento para o paciente.
Áreas
Na clínica, são oferecidos atendimentos nas áreas de: ortopedia; neurologia adulto e infantil; geriatria; reumatologia; fisioterapia respiratória; hidroterapia; reeducação postural; e reabilitação cardíaca.
Atendimentos e informações
Os interessados em se cadastrar podem se dirigir à clínica. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Informações a respeito do funcionamento geral da CLIFOR podem ser obtidas pelo telefone (37) 3329-1492.
Uma das áreas de tratamento oferecida é para pessoas que sofrem de Disfunções Temporomandibulares (DTM). Os atendimentos acontecem às sextas-feiras, das 14h15 às 18 horas