icone buscar
ALUNOS DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DA XI ENAFISIO NO UNIFOR-MG

ALUNOS DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DA XI ENAFISIO NO UNIFOR-MG

segunda-feira, 23 de outubro de 2023.
ALUNOS DE FISIOTERAPIA PARTICIPAM DA XI ENAFISIO NO UNIFOR-MG

Os alunos do curso de Fisioterapia participaram do XI ENAFISIO que foi realizado no UNIFOR-MG nos dias 17 e 18 de outubro no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”.

Entre as palestrantes recebidas haviam egressas do curso de Fisioterapia, o que trouxe uma perspectiva de possibilidades de atuação na área para os alunos do curso.

O Coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, explicou sobre o evento: “O ENAFISIO acontece todos os anos no mês de outubro. A gente aproveita por ser o mesmo mês de comemoração do dia do Fisioterapeuta, comemorado dia 13 de outubro, e buscamos uma data próxima para poder homenagear todos os Fisioterapeutas. A cada ano a gente traz novidades sobre a Fisioterapia contemporânea, sobre o que há de mais atual no mercado e a gente sempre procura trazer convidados que estejam se destacando na profissão, no cenário da Fisioterapia brasileira, e também egressos, aqueles alunos que formaram no UNIFOR-MG e hoje se destacam no mercado de trabalho”.

O evento iniciou com uma abertura feita pelo Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão que recebeu os alunos, professores e convidados presentes. Ele ressaltou a importância de a instituição promover palestras que permitam aos egressos retornarem trazendo seu conhecimento e sua experiência profissional. Ele comentou: “Nós temos o prazer de receber aqui os nossos egressos desse curso importante, principalmente na atualidade, depois da pandemia em que nós tivemos um trabalho muito forte dos Fisioterapeutas e eles colaboraram muito com a recuperação de vários vitimados da Covid-19. Então é um curso que está em evidência na área da saúde e para nós é um prazer, principalmente, receber os nossos egressos que estão no campo de trabalho e estão levando o nome do UNIFOR para todos os lugares que eles vão”.

O primeiro dia da atividade teve como tema “Fisioterapia em Gerontologia”. A primeira palestra abordou “Atuação da Fisioterapia Oncológica em Gerontologia”, ministrada por Fernanda Cristina da Silva, Fisioterapeuta Egressa. A segunda palestra abordou “Raciocínio Clínico no Tratamento do Idoso”, ministrada por Viviane Gontijo Augusto, Fisioterapeuta convidada. Fernanda explicou que a área de Oncologia está crescendo muito nos últimos tempos e a abordagem do Fisioterapeuta deve ser assertiva com o grupo de pacientes geriatras.

No segundo dia, o tema geral foi “Fisioterapia Dermatofuncional”. A primeira palestra tratou sobre “Procedimentos Injetáveis na Fisioterapia Dermatofuncional: regulamentação e perspectiva no mercado de trabalho” e também tratou sobre “Toxina Botulínica na Dermatofuncional”, ministradas por Ana Maria de Abreu e Taíse Cristina Rosa Machado, ambas Fisioterapeutas convidadas. A segunda palestra teve como tema “Fisioterapia Dermatofuncional: um olhar além da estética!”, ministrada por Silvia Cristina Dias Teixeira.

Taíse contou um pouco sobre a toxina botulínica na dermatofuncional: “É uma coisa muito nova em questão do acordo no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. O mercado está com as portas abertas para a Fisioterapia com inúmeras possibilidades de atuação”.

Ana Maria agregou com a perspectiva do mercado de trabalho: “Outras áreas já estavam com acesso a essa parte dos procedimentos minimamente invasivos, que são os injetáveis e a Fisioterapia estava de fora. Para a gente foi um ganho porque em junho de 2023 saíram acordos permitindo o uso da toxina botulínica entre a dermoterapia e a hidrolipoclasia e creio que neste final de ano ainda vai sair o restante. O mercado da Estética está em ascensão e para os Fisioterapeutas é extremamente importante saber um pouco de como atuar nessa área e ter várias perspectivas do mercado de trabalho”.

A organização do evento foi feita por uma Comissão Organizadora composta por alunos do curso de Fisioterapia. Segundo a aluna Fernanda Coutinho Oliveira, do 10º período do curso: “A escolha do tema foi realizada através de uma votação onde todos os discentes de todos os períodos do curso de Fisioterapia puderam votar e após a definição do tema, nós da comissão organizadora fomos atrás de profissionais para ministrar palestras sobre o tema escolhido juntamente com a coordenação do curso”.

Além das palestras, a Comissão Organizadora prestou uma homenagem ao Prof. André Carvalho Costa, em que foi feito um discurso por um dos alunos da comissão e foi entregue um presente simbólico a ele.

O Coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, complementou sobre a importância de os alunos terem contato com a experiência de egressos que já atuam no mercado de trabalho: “Todo Fisioterapeuta formado no UNIFOR-MG que entra no mercado de trabalho vai mostrar para a população a qualidade da formação que ele teve. A qualidade do serviço que ele presta lá fora. Nós temos formado profissionais de extrema competência e de extrema qualidade. Nós fazemos questão de trazer de volta para mostrar para os nossos alunos como é possível conquistar o mercado de trabalho, como é possível se tornar uma referência dentro da Fisioterapia tendo formado no UNIFOR-MG. Nós sabemos que o Centro Universitário preza muito pela qualidade e pela competência. Nós temos uma equipe docente muito bem qualificada, uma estrutura muito completa para oferecer aos alunos, o que permite que os alunos tenham uma formação de extrema qualidade”.

 

fique por dentro

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO
8 de maio de 2025

PROJETO “QUARTA NA PRAÇA” RECEBE ALUNO GABRIEL ANTONINO

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”
8 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA MESA REDONDA COM O TEMA “AUTISMO: CONEXÕES ENTRE FONOAUDIOLOGIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL”

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA
8 de maio de 2025

NOTA DE PESAR – WEDER ANTÔNIO DE OLIVEIRA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.