
Alunos de Fisioterapia irão participar de projeto voltado para a comunidade formiguense
terça-feira, 24 de agosto de 2010.
O objetivo geral da atividade é promover a saúde da comunidade, através de informações e orientações educativas sobre as disfunções temporomandibulares (DTM). As ações serão promovidas nos dias 02 de outubro e 20 de novembro, das 8 às 12 horas, em locais onde os pedestres possam circular livremente, os quais ainda serão definidos pela Prefeitura.
O projeto foi proposto pelo professor e terá como principais atividades: treinamento dos alunos para o desenvolvimento das ações; explanação geral sobre os benefícios das atividades a serem realizadas; aplicação de questionário específico para análise de DTM; distribuição de folders explicativos; orientações sobre formas de prevenção e tratamento das DTMs; e realização do cadastro dos indivíduos que apresentem tais disfunções.
Informações
As DTMs compreendem uma série de alterações funcionais que podem acometer a articulação temporomandibular (ATM), as musculaturas mastigatórias ou ambas simultaneamente. Sua etiologia e fisiopatologia ainda são desconhecidas, mas sugere-se que essas desordens possuam causas multifatoriais, podendo estar relacionadas à combinação de desequilíbrios de origem local, sistêmica, psicológica e emocional. Cerca de 60 a 70% da população mundial tem, pelo menos, um sinal de disfunção. Contudo, apenas um quarto das pessoas estão realmente cientes ou relatam algum sintoma e somente 5% procuram tratamento. A fisioterapia representa um grupo de ações de suporte, importante para o reconhecimento do problema e sucesso do tratamento. O projeto justifica-se por promover uma iniciativa educacional, voltada para a realização de atividades que visam prevenir, informar e orientar indivíduos da comunidade sobre o problema.
Cidadão Rural
No último dia 14, das 8 às 16 horas, na Comunidade de Albertos, foi realizado o Programa Cidadão Rural. Durante todo o dia, os moradores puderam participar de atividades gratuitas, relacionadas a diversas áreas. O Centro Universitário foi um dos parceiros do evento. Na ocasião, a primeira edição do projeto foi desenvolvida.
{mosimage} |