Alunos de Fisioterapia assistem a apresentação sobre Watsu

quinta-feira, 10 de setembro de 2009.
Alunos de Fisioterapia assistem a apresentação sobre Watsu

No último dia 08, no período noturno, no setor de hidroterapia da CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG), alunos de Fisioterapia assistiram a uma palestra com o fisioterapeuta Júlio César Ferreira, de tema "Watsu".

Na oportunidade, o palestrante falou sobre a origem e o desenvolvimento desse método, ainda pouco conhecido na região. Segundo ele, o tratamento feito com a ajuda do Watsu é extremamente eficaz e também muito benéfico psicologicamente. "As sessões são voltadas para gestantes, pessoas com problemas motores, pacientes com Mal de Alzeimer ou problemas psicológicos, dentre outros. O resultado é sentido logo na primeira sessão, quando alguns pacientes chegam a dormir ao final do tratamento, que dura cerca de uma hora. Outros sentem-se tão bem, físico e psicologicamente, que chegam a chorar após o Watsu, numa espécie de alívio emocional. O Watsu é uma técnica que proporciona extremo bem estar ao paciente", disse.

Ao final da apresentação, com a ajuda de uma aluna, o fisioterapeuta apresentou, na prática, algumas das técnicas do Watsu.

O que é o Watsu

O Watsu é uma técnica de hidroterapia profundamente relaxante, criada na Califórnia, por Harold Dull, em 1980. Os movimentos são combinados com pressões em pontos de acupunctura oriental e massagem Zen-Shiatsu, enquanto se flutua na água, numa temperatura em torno de 35 graus. O Watsu utiliza a leveza do corpo na água, como forma de libertar a coluna vertebral, e alongamentos musculares suaves, de modo alternativo aos utilizados em terra. Estes movimentos rítmicos, similares a uma dança, são executados em harmonia com a respiração, com o intuito de despertar uma regeneração do corpo e da mente. Enquanto outras modalidades são baseadas no toque, a forma de contato que o trabalho na água requer eleva o receptor a um novo nível de ligação e confiança, combinado com os benefícios terapêuticos da água aquecida e a enorme liberdade de movimentos, permitindo, assim, uma modalidade que pode influenciar todos os níveis do ser.

A apresentação faz parte do Ciclo de Palestras organizado pelo Prof. Ms. Andrei Pereira Pernambuco, aos alunos do 6o período do curso, como atividade curricular da disciplina Tópicos Especiais em Fisioterapia.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”