
Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária participam de “Dia de Campo” em Bambuí
segunda-feira, 26 de maio de 2014.
Acadêmicos do 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de um “Dia de Campo”, no dia 10 de maio, promovido pela coordenação do curso em uma estância rural, localizada em Bambuí.
Acadêmicos do 7º período de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de um “Dia de Campo”, no dia 10 de maio, promovido pela coordenação do curso em uma estância rural, localizada em Bambuí.
O objetivo foi estudar as implicações da temperatura do ar sobre a temperatura do solo (e vice-versa), além da umidade relativa do ar, empregando-se termômetros de solo e termohigrômetros, equipamentos utilizados no ensino de Climatologia, uma das áreas de atuação profissional dos egressos.
Os aparelhos foram instalados em quatro ambientes distintos (solo desnudo, mata fechada, pastagem e várzea) e as leituras, feitas de 30 em 30 minutos, iniciaram-se às 7:00 horas, estendendo-se até o fim da tarde.
Na ocasião, o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, ensinou aos alunos diversas técnicas de modelagem matemática, desde a escolha do modelo de regressão até o emprego dos diversos recursos estatísticos de transformação dos dados.
Segundo o Prof. Dr. Leyser Oliveira, o emprego de trabalhos experimentais é clássico, com a finalidade de melhorar a aprendizagem. Dessa forma, atividades como o “Dia de Campo” servem para auxiliar na apreensão dos conhecimentos, desenvolvendo soluções simples para problemas complexos, além de auxiliar o professor a construir, com os alunos, uma nova visão sobre um mesmo tema.
“O ‘Dia de Campo’ proporcionou um espaço para que nós, estudantes, fôssemos atuantes e agentes do nosso próprio aprendizado, ordenando nosso raciocínio e chegando a conclusões”, disse a acadêmica Milena Avelar Dornelas.
Para o coordenador, conhecimento é o resultado da aplicação das informações de diferentes áreas: “Mostramos que uma única prática de campo fundamenta-se nas teorias de diversas disciplinas, aparentemente isoladas. Em nossa aula, conhecimentos de Computação, Cálculo, além de Estatística e Probabilidade cruzaram-se e fundiram-se para cumprir o objetivo proposto”, finalizou.
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O "Dia de Campo" foi uma verdadeira aula prática