ALUNOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA ANALISAM LITOTIPOS E FEIÇÕES GEOLÓGICAS EM DIA DE CAMPO

terça-feira, 14 de maio de 2019.

Alunos do 1º período do curso de Engenharia Agronômica participaram, no dia 4 de maio, de uma edição do Projeto Sábado Geológico que teve como objetivo o estudo em campo de litotipos e feições geológicas. Os trabalhos foram desenvolvidos em vários pontos, tais como: Rio Mata Cavalo, Cachoeira da Cerâmica e Morro da Melancia.

De acordo com o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, o grupo verificou aspectos estruturais, texturais e mineralógicos, analisou e coletou litotipos mantélicos metamorfisados, entre outras atividades. Ele afirmou que a riqueza litológica da região da Serrinha é muito importante para a compreensão dos aspectos pedogenéticos relacionados.

O entrevistado mencionou que será elaborado, em parceria com outros professores do UNIFOR-MG, um projeto que use litotipos para rochagem (moer a rocha e utilizá-la como adubo complementar). Ele disse que a mineralogia peculiar dessas rochas é rica em nutrientes para as plantas.

“Como a produção de adubos está cada vez mais escassa, a prática da rochagem é pesquisada como alternativa para suprir a demanda cada vez maior de alimentos. Nesse sentido, no município, há gabro porfirítico, gabro saussuritizado e ultramafito que são amplamente estudados pela disciplina de Geologia no curso de Engenharia Agronômica”, esclareceu.

campo serrinha 1

Afloramento de Banded iron formation na Serrinha

REPRESENTANTES DE ENTIDADES ASSINAM MANIFESTO DO TEIA – TRABALHO, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E APRENDIZADO
1 de julho de 2022